Varíola é provocada por vacinas contra Covid-19?

Publicado originalmente em Coar Notícias. Para acessar, clique aqui.

Por Wanderson Câmelo, Kryssyno Oliveira e Marta Alencar

Conteúdo verificado: Publicação no Twitter afirma Varíola dos Macacos (Monkeypox) é uma reação adversa provocada pelas vacinas de Covid-19

Onde foi publicado: Twitter

Conclusão: Falso

Analisando a foto com a ajuda da ferramenta Google Lens foi possível constatar que a mesma foi postada em um site com domínio da Noruega. A imagem está disponível em um texto publicado no dia 5 de junho deste ano. A mesma foto foi compartilhada nesta quarta-feira, 17, por um perfil no Twitter. A publicação diz que “a varíola dos macacos é uma reação adversa provocada pelas vacinas de covid”, além disso, classifica as vacinas como “armas biológicas”. Embora existam milhares de postagens em outras redes sociais que desinformam ao atrelar Monkeypox às vacinas de Covid-19.

Aparentemente, trata-se de uma bula, em inglês, da vacina da AstraZeneca contra a Covid-19. A parte destacada contém informações sobre a composição do medicamento. Fica evidente que o autor faz a afirmação tendo em vista o fato de a vacina da AstraZeneca usar “um vetor de vacina de adenovírus de chimpanzé”, como explica, por exemplo, o Departamento de Saúde do Governo da Austrália em seu site.

“Este é um adenovírus inofensivo e enfraquecido que geralmente causa o resfriado comum em chimpanzés. O vetor de vacina de adenovírus, conhecido como ChAdOx1, foi escolhido como uma tecnologia de vacina adequada para uma vacina SARS-CoV-2, pois demonstrou gerar uma forte resposta imune de uma dose em outras vacinas. Foi geneticamente modificado para que seja impossível crescer em humanos”, acrescenta o órgão.

Além disso, a coordenadora do Serviço de Vigilância do INI/Fiocruz, a médica Mayumi Duarte Wakimoto, explicou em uma matéria ao G1, que é falsa a informação que monkeypox tenha relação com as vacinas contra a covid-19.

“Esse adenovírus (utilizado na vacina) é um vetor, portanto ele não vai ter a capacidade de se replicar dentro da célula. O fato de ser um adenovírus de chimpanzé não tem nenhuma relação com a possibilidade de causar monkeypox. Esse adenovírus é não replicante, ele vai ser transcrito na proteína spike e ativar a resposta imune. Esse é o sentido da vacina”, explicou Mayumi.

À COAR, o Infectologista, Dr. Carlos Henrique Nery Costa, desmentiu a publicação dizendo que “essa fake foi ridícula. A vacina contra Covid-19 causa nenhum tipo de doença, muito menos doença de macaco”. Não há nenhum estudo que comprove que qualquer tipo de imunizante contra a Covid-19 cause reação adversa ao ponto de transmitir a monkeypox.

Aliás, como explica o Ministério da Saúde brasileiro, apesar de levar o nome de “varíola dos macacos, a transmissão da monkeypox não está relacionada  aos macacos. O nome vem da descoberta inicial do vírus em macacos em um laboratório dinamarquês em 1958. As transmissões do surto atual foram atribuídas à contaminação de pessoa para pessoa, com contato próximo.

A COAR ressalta que ao receber uma mensagem duvidosa, desconfie e não forneça seus dados antes de ter certeza de que é verdadeira. Qualquer dúvida nos contate pelo WhatsAppTelegram ou pelo nosso e-mail coarnews@gmail.com ou mesmo pelo Instagram (@coarnoticias).

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste