Âncora dos Fatos lança ferramenta que acompanha frequência de termos tendenciosos à desinformação no Twitter

Publicado originalmente em Âncora dos Fatos. Para acessar, clique aqui.

Com o objetivo de monitorar a frequência de alguns termos utilizados em postagens publicadas no Twitter, e com tendência à desinformação no Paraná durante o período das eleições, o Âncora dos Fatos lançou a ferramenta Monitora Paraná.

O projeto, que ainda está em fase experimental, tem como objetivo identificar o caminho da desinformação através das publicações de uma lista específica no Twitter, com foco apenas no Paraná.

Os dados desta plataforma são coletados várias vezes ao dia, diretamente da API (Interface de Programação de Aplicação) do Twitter. A ferramenta armazena todas as publicações dos perfis da lista “Âncora dos Fatos” na rede social, que conta com perfis de políticos, candidatos, veículos de imprensa do Paraná, e população em geral, com postagens frequentes sobre política.

A partir desta base de dados das publicações, é identificada a frequência que alguns termos potencialmente relacionados à desinformação aparecem nos tweets. Os termos utilizados nesta plataforma, no momento são: “STF”, “urna”, “corrupto” e “fraude”. Eles podem e serão modificados conforme a demanda dos assuntos mais falados e pesquisados nas eleições de 2022.

O Monitora Paraná mostra também as postagens feitas na região com esses termos específicos, durante os últimos 7 e ou 30 dias, para que a população possa acompanhar em que teor os termos monitorados são postados.

Com a ferramenta, o trabalho de checagem de fatos nesta rede social, em específico, também pode ser facilitado. Isso porque geralmente os termos eleitorais mais utilizados no Twitter são, muitas vezes, fonte ou origem de desinformação. Mas, eles precisam ser checados, pois os termos citados não necessariamente são exclusivos de conteúdo enganoso.

Clique na imagem para acessar a ferramenta

A ferramenta é uma iniciativa própria do Âncora dos Fatos e sua viabilidade aconteceu devido à seleção do Âncora, nesse ano, para o projeto Acelerando a Transformação Digital, uma iniciativa da Meta, ICFJ e Abraji.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste