Radicais não levaram livro original da Constituição de 1988, mas réplica

Publicado originalmente em Agência Lupa por Gabriela Soares. Para acessar, clique aqui.

Circulam pelas redes sociais vídeos e imagens de manifestantes supostamente erguendo o livro original da Constituição Federal de 1988. De acordo com as postagens, o exemplar teria sido roubado durante a invasão de bolsonaristas radicais a prédios dos três poderes — entre eles, o do Supremo Tribunal Federal (STF) —, registrada no domingo (8) em Brasília (DF). Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

“BRASIL: Gente e os Terrorista que roubaram o exemplar original da Constituição Federal de 1988”

– Legenda em vídeo que circula no Instagram

Falso


A informação analisada pela Lupa é falsa. Na verdade, os vândalos roubaram e exibiram uma réplica da Constituição vigente no país. Em nota, o STF informou que o exemplar original do documento encontra-se devidamente guardado no museu da Corte.

O STF abriga um dos livros originais da Constituição Federal de 1988. Os exemplares foram assinados na data de sua promulgação, em 5 de outubro daquele ano, pelo presidente da Assembleia Nacional Constituinte, deputado Ulysses Guimarães.

>>> Veja o que a Lupa já publicou sobre as invasões golpistas no DF

>>> Contribua: Lupa abre banco de dados para recolher posts antidemocráticos

No domingo (8), além da sede do STF, os vândalos invadiram também o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto, sede do governo federal. Reportagens da Lupa mostraram que os manifestantes se organizavam havia pelo menos três dias para atacar os prédios públicos.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste