Nacionalismo cristão promove terrorismo no Brasil

Publicado originalmente em Coletivo Bereia por André Mello e Luís Henrique Vieira. Para acessar, clique aqui.

* Matéria atualizada às 15:08 de 19/01/2023 para acréscimo ao final do texto de organizações que se manifestaram contra os atos em Brasília

Os ataques às instituições da República Federativa do Brasil – em especial ao Supremo Tribunal Federal (STF) – saíram da retórica para a ação, após a derrota eleitoral do candidato da extrema-direita, Jair Messias Bolsonaro, em 30 de outubro de 2022. 

Nacionalistas cristãos, também chamados de “golpistas”, “bolsonaristas radicais” e “terroristas domésticos” promoveram um atentado, bloquearam estradas, ocuparam áreas militares e atacaram as sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, no último domingo 8 de janeiro)

O objetivo do grupo, que marchou escoltado pela Polícia Militar de Brasília até chegar aos prédios públicos, cantando hinos, cânticos espirituais e utilizando símbolos religiosos, era, como publicizado pelo próprio nas mídias sociais, uma tomada hostil do poder e a instauração de um golpe de Estado. 

Desde o fim das eleições, quando bloquearam estradas e iniciaram os acampamentos em frente aos quartéis do Exército Brasileiro, os revoltosos clamavam pela mobilização das tropas e “virada de mesa” na derrota eleitoral – nesses quatro meses, além de agredirem verbalmente os eleitores de Lula, os derrotados perseguiram e saquearam jornalistasespancaram agentes de segurançadestruíram viaturas e saquearam as sedes dos Três Poderes (exibindo nas fotografias e vídeos os resultados das ações como troféus de uma guerra santa).  


Homem furta e posa ao lado de retrato do ex-presidente Jair Bolsonaro

Em 12 de dezembro, como forma de protesto contra a prisão do pastor evangélico indígena José Acácio Tserere Xavante, cinco bolsonaristas foram presos após ataque ao prédio da Polícia Federal em Brasília. O ápice da escalada em direção ao terrorismo doméstico foi a tentativa de explodir um caminhão-tanque no Aeroporto de Brasília, em 24 de dezembro passado. 

Caminhão de combustível com artefato explosivo (imagem: Correio Braziliense)

Frustrados na ação que visava impedir a posse do presidente eleito, o movimento rearticulou-se para “retomar o poder” em 8 de janeiro de 2023. Religiosos atuaram nas convocações.

O cantor gospel Salomão Vieira, apontado como um dos articuladores dos atos em Brasília, teve sua conta banida do Instagram nesta semana após transmitir em tempo real as invasões às sedes dos Três Poderes. Segundo reportagem da rádio CBN, ele teria financiado com ao menos 10 mil reais em suprimentos para manifestantes golpistas. 

Já o pastor José Acácio Tserere Xavante não participou da invasão em Brasília. Preso desde dezembro por determinação do STF, o indígena publicou uma carta na quinta-feira 5 de janeiro, pedindo desculpas pelos seus atos e reconhecendo que errou ao dizer que havia fraude nas urnas eletrônicas. Bereia já confirmou a biografia de José Acácio Tserere Xavante em matéria anterior.

O terrorismo doméstico brasileiro, que é denominado como “fascismo verde-amarelo”, pelo presidente do Instituto Carioca de Criminologia, o ex-governador presbiteriano Nilo Batista, titular de Direito Penal da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e da Universidade Candido Mendes, revisita as práticas de movimentos fascistas italianos da década de 1930, atualizando-as com ações e retórica “conspiracionista global” imitadas do movimento trumpista “Make America Great Again (em português: Torne a América Grande Novamente), negando em especial o papel da Justiça, como árbitro final do Estado de Direito.

Reações das igrejas, organizações e influenciadores religiosos

Desde o domingo, dia 8 de janeiro, igrejas e organizações religiosas têm se manifestado contra as tentativas de incentivo à sedição, golpe de Estado ou guerra civil. Os clamores pela paz e pela manutenção da lei e da ordem vão desde a Universidade Presbiteriana Mackenzie e ANAJURE (anteriormente alinhados ao governo Bolsonaro) até instituições que sempre se posicionaram contra atos da extrema-direita brasileira (como a CNBB e CONIC). Estão listados ao final da matéria os links e os pronunciamentos na íntegra daqueles a que Bereia teve acesso até o fechamento desta matéria.

O jornalista e teólogo da Assembleia de Deus, Ministério Belém, Gutierres Fernandes Siqueira autor de três livros pela Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD) e pela Thomas Nelson Brasil, publicou um artigo analítico, na revista evangélica Christianity Today (Cristianismo Hoje), em 10 de janeiro, e no jornal Folha de S. Paulo, em 11 de janeiro), no qual sugere que a Igreja Brasileira e o país precisam exorcizar o nacionalismo religioso messiânico. 

O pastor da Igreja Batista e músico cristão Nelson Bomilcar, definiu os líderes evangélicos que incentivaram a rebelião como “influencers do caos”. Bomilcar também escreveu : “Precisamos de (uma) campanha nacional para diminuir violência de toda espécie. Desarmamento é fundamental. Violência é injustificável em qualquer situação (…) Violência por qualquer motivo: Religiosa, política, policial”.

Até o momento, ao contrário do que ocorreu nos EUA em 6 de janeiro de 2021, com a invasão do Capitólio por extremistas, o nacionalismo evangélico ainda não provocou vítimas fatais  – concentrando suas ações em bloqueios econômicos, destruição de patrimônio público e ameaças. Podem, também, figurar nessa lista, os atos que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aponta como “sabotagem” e vandalismo”, ocorridos entre 8 e 10 de janeiro, nas redes de transmissão do Paraná e Rondônia

O teólogo Ronilson Pacheco, Mestre em Religião e professor assistente da Universidade de Filosofia de Oklahoma (EUA) avalia: “Sem um monitoramento inteligente de como a extrema-direita se movimenta, seu núcleo organizado e desorganizado, de onde vem estratégias e narrativas, sem conhecer a capilaridade de suas ideologias e atravessamentos, principalmente religiosos, vai ser um ataque atrás do outro”. 

Além das prisões em flagrante dos que praticaram as ações criminosas de 8 de janeiro, ao solicitar a prisão do ex-ministro da Justiça de Jair Bolsonaro e do ex-secretário de segurança pública do Distrito Federal, o Supremo Tribunal Federal (STF) registra “uma possível organização criminosa que tem por um de seus fins desestabilizar as instituições republicanas, principalmente aquelas que possam contrapor-se de forma constitucionalmente prevista a atos ilegais ou inconstitucionais… utilizando-se de uma rede virtual de apoiadores que atuam, de forma sistemática, para criar ou compartilhar mensagens que tenham por mote final a derrubada da estrutura democrática e o Estado de Direito no Brasil”.

Após o decreto de intervenção federal na segurança pública de Brasília e os mandados de busca e prisão dos sediciosos, monitoramento de mídias sociais demonstram que os mesmos nomes que incentivaram a ocupação dos acampamentos em frente aos quartéis e clamavam pela “intervenção”, começaram a clamar por direitos humanos e apelaram às organizações internacionais na denúncia de uma “ditadura comunista” instaurada no Brasil. 

Detidos pedem ajuda aos Direitos Humanos (reprodução do Twitter)

Mensagens enganosas, relatando maus tratos aos detidos, falecimentos e suicídios passaram a circular intensamente. A deputada federal Bia Kicis, inclusive, espalhou a mentira em um de seus pronunciamentos, mas retratou-se posteriormente, por meio da sua conta no Twitter.

Reprodução do Twitter
Reprodução do Twitter

A Polícia Federal divulgou uma nota combatendo a desinformação disseminada e notificou que após a detenção em flagrante de 1.500 pessoas, entre vândalos e acampados em Brasília, idosos e mulheres com crianças já foram liberados. 

Reprodução do Twitter

Até o fechamento desta matéria, as autoridades já receberam mais de 60 mil denúncias de promoção e patrocínio de atos anti-democráticos. Ao todo, foram detidas em Brasília, 1.843 pessoas. Todas foram identificadas pela Polícia Federal e irão responder por crimes de terrorismo, associação criminosa, atentado contra o Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, perseguição, incitação ao crime, sedição, dentre outros. Há 684 detidos, entre os quais há idosos, pessoas com problemas de saúde, pessoas em situação de rua e pais/mães acompanhados de crianças responderão em liberdade.

A Polícia Federal qualificou, interrogou e prendeu 1.159 pessoas. Há, ainda, novos mandados de prisão, busca e bloqueio de bens – especialmente de empresários e financiadores do movimento, com um total de 50 investigações relatadas até o momento. Não há ações contra igrejas.

Envie vídeos e publicações nas mídias sociais para o Bereia

Bereia continuará coletando e analisando as publicações, vídeos e mensagens enviadas por pastores, igrejas e organizações religiosas sobre os atos de sedição e terrorismo doméstico ocorridos entre 30 de outubro de 2022 e 8 de janeiro de/2023.  

Envie-os pelo formulário abaixo:

https://forms.gle/MRHk1fEVZazba2hi9

Lista de links de líderes e organizações que se manifestaram contra os atos terroristas:

Reprodução do Linkedin

Universidade Presbiteriana Mackenzie – https://www.linkedin.com/posts/professorflaviodeleaobastos_activity-7018235852199739392-X_nY

Conselho dos Pastores Evangélicos do Distrito Federal (Copev-DF), Mitra Arquidiocesana de Brasília, Federação Espírita do Distrito Federal, Central Organizada de Matriz Africana (Afrocom) e Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia – Missão no Brasil – https://noticias.r7.com/brasilia/entidades-religiosas-divulgam-nota-de-repudio-a-atos-e-pedem-retorno-de-ibaneis-rocha-10012023

ANAJURE – https://anajure.org.br/nota-publica-sobre-a-invasao-as-sedes-dos-tres-poderes-na-cidade-de-brasilia/

Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) – https://www.conic.org.br/portal/conic/noticias/conic-e-igrejas-historicas-manifestam-repudio-pelos-atos-terroristas-praticados-em-brasilia

UNIGREJAS, União Nacional das Igrejas e Pastores Evangélicos – https://www.unigrejas.com/noticia/4573/nota-acerca-da-invasao-aos-predios-dos-tres-poderes.html

Aliança de Batistas do Brasil – https://www.facebook.com/aliancadebatistas/posts/pfbid031KXzfyPA35gvGeC35A1zWVKHutzBEanEBUEaFKeMEjBFBjKk5zWnpS1LkFApQ2Vil

Igreja Adventista – https://noticias.adventistas.org/pt/imprensa/notas-oficiais/nota-publica/

Aliança Cristã Evangélica Brasileira – https://aliancaevangelica.org.br/2023/01/09/alianca-lamenta-e-repudia-ataques-aos-tres-poderes/

Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito – https://www.instagram.com/p/CnLfnktLzZZ/ 

CNBB – https://www.cnbb.org.br/organismos-do-povo-de-deus-da-igreja-no-brasil-repudiam-ataques-feitos-contra-as-sedes-dos-tres-poderes-da-republica-em-brasilia/

Resistência Reformada – www.instagram.com/p/CnLQvzGOZPy/?igshid=YmMyMTA2M2Y%3D

Igreja Episcopal Anglicana do Brasil – https://www.ieab.org.br/2023/01/09/ieab-manifesta-repudio-pelos-atos-terroristas-perpetrados-em-brasilia/

Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) – https://www.luteranos.com.br/textos/manifesto-da-ieclb-sobre-invasao-em-brasilia

Igreja Metodista – https://www.metodista.org.br/nota-de-repudio-a-atos-de-violencia-e-vandalismo/

Igreja Presbiteriana Unida – http://ipu.org.br/nota-de-repudio-atos-golpistas/

Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC)

Aliança Bíblica Universitária do Brasil (ABUB) – https://www.instagram.com/p/CnUdgdkOEht/

Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) – https://anec.org.br/noticias/nota-de-repudio/

Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos – CEBI – https://www.instagram.com/p/CnMvWK2un1y/

Coletivo Mulheres Presbiterianas do Brasil – https://www.facebook.com/coletivompb/posts/pfbid02DPMpNiJLY7sSZXJvayNtBR6zCsezpJtVzKQdzJMZCGF82RcAvcSpmAAR7yo5a1Hvl

Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) do Estado de São Paulo (Regional Sul-1 da CNBB) – https://cebsdobrasil.com.br/nota-de-repudio-das-cebs-sul-1-aos-atos-terroristas-de-08-de-janeiro/

Confederação dos Conselhos de Pastores do Brasil (Concepab) e Fórum Evangélico Nacional de Ação Social e Política (Fenasp) – https://saranossaterra.com.br/concepab-e-fenasp-declaram-repudio-as-manifestacoes-do-dia-08-de-janeiro/

Conferência dos Religiosos do Brasil – CRB – https://crbnacional.org.br/nota-de-repudio-3/

Igreja Betesda – https://www.instagram.com/p/CnNN2yJv8Ug/

Igreja Presbiteriana Independente do Brasil (IPI) – https://ipib.org/index.php/2023/01/09/alianca-evangelica-brasileira-lanca-nota/

Igreja Sara Nossa Terra – https://twitter.com/BispoRodovalho/status/1615339078009995266

Movimento Batistas por Princípios – https://www.batistasporprincipios.com.br/2023/01/09/nota-de-repudio-ao-ataque-aos-simbolos-da-democracia/

Rede Cristã De Advocacia Popular (RECAP) – https://www.instagram.com/p/CnNen7Isxzs/

União Marista do Brasil – https://marista.org.br/noticia/nota-de-repudio/

****

Referências de checagem:

Brasil de Fato. https://www.brasildefato.com.br/2023/01/08/atos-golpistas-apoiadores-de-jair-bolsonaro-invadem-congresso-nacional-veja-reacoes. Acesso em: 12 jan 2023

Folha de S. Paulo.

https://www1.folha.uol.com.br/poder/2022/11/equipe-do-uol-e-agredida-por-manifestantes-bolsonaristas-em-resende-rj.shtml Acesso em: 12 jan 2023

https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2022/11/manifestantes-atacam-prf-com-tiros-e-pedras-em-bloqueio-antidemocratico-veja-video.shtml Acesso em: 12 jan 2023

https://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/1752057185608884-bolsonaristas-tentam-invadir-pf-e-queimam-carros-em-brasilia#foto-1752057186239931 Acesso em: 12 jan 2023

https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2023/01/o-nacionalismo-evangelico.shtml Acesso em: 12 jan 2023

https://www1.folha.uol.com.br/poder/2023/01/moraes-fala-em-organizacao-criminosa-e-omissao-para-justificar-prisao-de-ex-ministro-de-bolsonaro.shtml Acesso em: 12 jan 2023

CNN Brasil.

https://www.cnnbrasil.com.br/politica/policiais-encontram-arma-roubada-no-palacio-do-planalto-em-avenida-de-brasilia/ Acesso em: 12 jan 2023

https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/invasao-ao-capitolio-completa-um-ano-relembre-o-ataque-a-democracia-dos-eua/ Acesso em: 12 jan 2023

Contragolpe. https://www.instagram.com/p/CnKyK-KpuPa/ Acesso em: 12 jan 2023

G1.

https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2022/12/12/bolsonaristas-radicais-depredam-carros-em-frente-ao-predio-da-policia-federal-no-df.ghtml Acesso em: 12 jan 2023

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/01/12/veja-quem-sao-os-5-mortos-na-invasao-ao-congresso-dos-eua.ghtml Acesso em: 12 jan 2023

Estado de Minas. https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2023/01/10/interna_politica,1443154/torres-de-energia-sao-derrubadas-e-aneel-cogita-vandalismo-e-sabotagem.shtml Acesso em: 12 jan 2023

Correio Braziliense. https://www.correiobraziliense.com.br/cidades-df/2022/12/5061410-com-dispositivo-remoto-homem-planejou-explosao-sob-caminhao-com-querosene.html Acesso em: 12 jan 2023

Agência Pública. https://apublica.org/2023/01/a-face-religiosa-do-terrorismo-pastores-articularam-caravanas-e-convocaram-ataques-em-bsb/ Acesso em: 12 jan 2023

CBN. https://cbn.globoradio.globo.com/media/audio/397231/cantor-gospel-salomao-vieira-e-apontado-como-um-do.htm Acesso em: 12 jan 2023

Coletivo Bereia. https://coletivobereia.com.br/indigena-preso-por-atos-antidemocraticos-e-pastor-evangelico/ Acesso em: 12 jan 2023

Conjur. https://www.conjur.com.br/2019-out-02/nilo-batista-advogado-criminal-co-construtor-jurisprudencia Acesso em: 12 jan 2023

Insurgência. https://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/article/view/44011 Acesso em: 12 jan 2023

Presidência da República. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2023/decreto/D11377.htm Acesso em: 12 jan 2023

Ministério da Justiça e Segurança Pública. https://www.christianitytoday.com/ct/2023/january-web-only/ataque-evangelicos-brasil-congresso-stf-bolsonaro-lula-pt Acesso em: 12 jan 2023

Christianity Today. https://www.christianitytoday.com/ct/2023/january-web-only/ataque-evangelicos-brasil-congresso-stf-bolsonaro-lula-pt.html Acesso em: 12 jan 2023

Twitter.

https://twitter.com/sonsdocoracao Acesso em: 12 jan 2023

https://twitter.com/sonsdocoracao/status/1611052602732728320?s=20&t=N010yzQ1XZUW4kwIJRO2CA Acesso em: 12 jan 2023

https://twitter.com/ronilso_pacheco/status/1612173564249268224 Acesso em: 12 jan 2023

https://twitter.com/Biakicis/status/1612649054164471809 Acesso em: 12 jan 2023

https://twitter.com/policiafederal/status/1612638943958413312 Acesso em: 12 jan 2023

***

Foto de capa: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste