É falso que furto de celular deixará de ser crime por decisão do STF

Publicado originalmente em Agência Lupa por Gabriela Soares. Para acessar, clique aqui.

Circula pelas redes sociais a informação de que o Supremo Tribunal Federal (STF) teria decidido que o furto de celular deixará de ser considerado crime no Brasil. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

“STF decide que furtos de celular não será mais considerado crime”

– Texto em imagem que, até 14h do dia 23 de janeiro de 2023, havia sido visualizado por 118,2 mil usuários no Facebook

Falso

A informação analisada pela Lupa é falsa. O STF não tornou legal o furto de celulares. Na realidade, as postagens distorcem uma decisão específica da Corte em 2017, que absolveu um réu pelo furto de um celular avaliado em R$ 90. A decisão foi tomada com base no princípio da insignificânciaconceito jurídico atribuído a crimes cujo resultado não é considerado suficientemente grave, como furtos de pequeno valor, por exemplo.

Apesar de conteúdos que circulam na internet induzirem ao entendimento de que a decisão do STF é recente — citando o “faz o L” em alusão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tomou posse em 1º de janeiro —, o tema é alvo de desinformação desde 2017, conforme verificou a Lupa à época. 

Vale ressaltar também a diferença entre furto e roubo. Segundo o Código Penal Brasileiro, o furto ocorre quando alguém toma para si, sem ameaça ou agressão, algo de propriedade de outra pessoa ou um bem comum. É considerado roubo quando alguém faz isso “mediante grave ameaça ou violência a pessoa”. Pela jurisprudência do STF, crimes cometidos mediante violência ou grave ameaça não se enquadram no princípio da insignificância.

Esse conteúdo também foi verificado pelo Boatos.org e Estadão Verifica

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste