Livro digital apresenta atividades para debater pandemia em sala de aula

Publicado originalmente em ABPEDUCOM. Para acessar, clique aqui.

A pandemia de covid-19 levantou diversas discussões envolvendo ciência e saúde. Isolamento social, meios de transmissão do vírus e eficácia das vacinas são alguns dos assuntos debatidos. Para ajudar nesta abordagem, o Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP) publicou o e-book “Questões sociocientíficas sobre covid-19”, que oferece roteiros pedagógicos para professores da educação básica. O objetivo é fazer com que os estudantes possam refletir sobre os dilemas relacionados ao coronavírus de forma crítica e engajada.

As atividades promovem a busca de repertório e argumentos científicos a partir de sete temas relacionados à pandemia da covid-19. Entre eles, estão questões como xenofobia, uso da máscara, isolamento social e vacinação.  A publicação digital é estruturada em torno de questões sociocientíficas (QSC), entendidas como questões de dilema social que mobilizam conteúdos científicos e tecnológicos, apresentam controvérsias de ordem moral e exigem tomadas de decisões. 

O guia fornece aos professores o passo a passo para aplicação de cada um dos assuntos durante as aulas, com apresentação dos casos, sugestões de referências, além de tarefas e questões com as respostas esperadas dos alunos. Lições de casa e material de apoio também estão entre as sugestões. 

Disponível para download gratuito, o e-book foi produzido por estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas da USP, em disciplina que discute o papel dos professores de ciências na educação em saúde e aborda as potencialidades das questões sociocientíficas na construção de conhecimentos de saúde individual e coletiva.

Atividade prática

Em uma das sequências didáticas, os estudantes precisam montar um plano de vacinação para a cidade de São Paulo, levando em consideração a quantidade insuficiente de vacinas disponíveis para a população, de acordo com o cenário hipotético proposto. Este roteiro é sugerido para os primeiros anos do ensino médio e pode ser percorrido em cinco aulas. 

O funcionamento do vírus e o significado do termo “grupo de risco” são os temas abordados na primeira aula. As diferenças sociodemográficas no número de casos de covid-19 na capital paulista são o foco da segunda. Na terceira, os alunos são divididos em grupos que representam coletivos sociais (médicos, comerciantes, professores, etc) e se preparam para defender sua posição em uma audiência pública que acontece na quarta aula. A última aula do capítulo é dedicada à elaboração do plano de vacinação.

Serviço

E-book: Questões sociocientíficas sobre covid-19: sequências didáticas para a educação básica

Organizadoras: Daniela Lopes Scarpa, Maíra Batistoni e Silva, Natália Santos Vieira e Raquel Villela De Sousa Santos (IB-USP)

Ano: 2021

Custo: gratuito

Acesso: disponível em repositório digital 

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste