É antigo vídeo em que Flávio Dino diz que médicos podem receitar cloroquina contra Covid-19

Publicado originalmente em Agência Lupa por Evelyn Fagundes. Para acessar, clique aqui.

Circula nas redes sociais um vídeo em que o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), afirma que ofereceu aos médicos a possibilidade de receitar substâncias como a cloroquina, a azitromicina e a ivermectina no tratamento da Covid-19. De acordo com a mensagem que acompanha o vídeo, a mudança de posicionamento de Dino seria recente. Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

Ueee, agora já pode usar remédios preventivos contra a COVID? É muita canalhice dessa raça ruim desgraçada!!! Depois de deixarem morrer milhões pelo não uso – era Bolsonaro-, agora tá liberado!!!

– Legenda de vídeo que circula no WhatsApp

Falso


A informação analisada pela Lupa é falsa. Trata-se de uma declaração antiga, de maio de 2020, ainda nos primeiros meses da pandemia de Covid-19 no país. Dino, que na época era governador do Maranhão, afirmou que médicos poderiam recomendar medicamentos como cloroquina, azitromicina e ivermectina no tratamento da doença porque respeitava a autonomia desses profissionais.

A frase de Dino foi dita durante uma entrevista ao telejornal JMTV 2ª Edição, da TV Mirante, em 18 de maio de 2020. Em um trecho posterior que não circula nas redes, o então governador ressaltou que não iria interferir no trabalho dos médicos e que reconhecia a existência de profissionais que, de forma experimental, estavam receitando medicamentos como a cloroquina a pacientes em estado grave.

“Não é o governador — infelizmente eu não sou médico — quem decide qual remédio que concretamente o médico vai dar para cada paciente. Então nós estamos sempre respeitando a autonomia técnica do médico”, declarou Dino.

Ainda em março de 2020, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu uma nota técnica afirmando que não existiam, até aquele momento, estudos conclusivos que comprovassem a eficácia da cloroquina e hidroxicloroquina no tratamento do novo coronavírus.

Ao longo da pandemia, a cloroquina, azitromicina e ivermectina foram apontadas por diversas figuras públicas brasileiras e estrangeiras como parte de um suposto “tratamento precoce” contra a Covid-19. No entanto, conforme a Lupa já verificou, nenhuma delas possui eficácia na prevenção ou no tratamento da doença. 

Este conteúdo também foi verificado por Boatos.org e Aos Fatos.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste