É antiga foto de Bolsonaro usando faixa verde, azul e branca

Publicado originalmente em Agência Lupa por Bruno Nomura. Para acessar, clique aqui.

Circula pelas redes sociais um vídeo com a imagem do presidente Jair Bolsonaro (PL) utilizando uma faixa verde, azul e branca. De acordo com o homem que narra a gravação, a imagem seria recente e o adereço faria referência ao Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

“Olha a faixa que o presidente foi usando no último evento em que ele esteve com sua esposa Michelle. Essa não é a faixa presidencial. Essa é a faixa do Estado-Maior das Forças Armadas. O que será que isso significa, hein? Alguma coisa está acontecendo”

– Trecho de fala em vídeo que circula no Facebook

Falso

A informação analisada pela Lupa é falsa. A foto que mostra Bolsonaro utilizando a faixa nas cores verde, azul e branca é antiga, de abril de 2022, sem relação com eventos recentes. Além disso, o adereço é uma referência à honraria da Ordem do Mérito da Defesa, e não à chefia do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas.

A imagem que circula nas redes sociais é da cerimônia de transmissão do cargo de ministro da Defesa realizada em 1º de abril de 2022. O registro é do fotógrafo Alan Santos, da Presidência da República.

Na ocasião, Paulo Sérgio Nogueira substituiu Walter Braga Netto, que deixou o posto para concorrer à vice-presidência na chapa derrotada de Bolsonaro. A primeira-dama, Michelle Bolsonaro, compareceu ao evento ao lado do marido.

De fato, as cores da faixa são semelhantes às utilizadas nos símbolos do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas. Sua utilização por Bolsonaro, contudo, está relacionada à Ordem do Mérito da Defesa, honraria concedida a personalidades civis ou militares que prestaram “relevantes serviços” às Forças Armadas.

O presidente foi condecorado com o grau mais alto da honraria, o Grã-Cruz, em seu primeiro dia de mandato na Presidência, 1º de janeiro de 2019.

Uma portaria editada por Braga Netto em 2021 regulamentou a condecoração, determinando o modelo de faixa a ser utilizado pelos agraciados com o grau Grã-Cruz. Ele é semelhante ao que Bolsonaro usava na cerimônia de abril.

Modelo de faixa (à esquerda) e presidente Jair Bolsonaro em cerimônia no Ministério da Defesa em abril de 2022 (à direita) — Foto: Alan Santos/PR

Bolsonaro sequer poderia ser designado chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, já que o posto deve ser ocupado por um oficial quatro estrelas. Vale ressaltar que o cargo tem como função coordenar as operações entre as três forças, sempre subordinado ao ministro da Defesa.

Na quarta-feira (14/12), a Lupa verificou postagens falsas que afirmavam que Bolsonaro teria sido nomeado “presidente do Estado-Maior” pelas Forças Armadas, o que supostamente possibilitaria ao mandatário permanecer no cargo pelo “tempo que fosse necessário”.

Essa informação também foi analisada por AFP Checamos.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste