As novas urnas receberam repositório do voto impresso?

Publicado originalmente em Coar Notícias. Para acessar, clique aqui.

Por Kryssyno Oliveira e Marta Alencar

Conteúdo verificado: Vídeo que circula na internet afirma que novas urnas para as eleições de 2022 trazem repositório de voto impresso e que foram elogiadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luis Roberto Barroso.

Onde foi publicado: Kwai

Conclusão: Falso e Contexto Errado

Um vídeo publicado no Kwai exibe trechos de uma reportagem jornalística da TV do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em que é exibida uma imagem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso (ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral), supostamente fazendo elogios à urna apresentada.

O vídeo exibe trechos de uma reportagem divulgada no dia 4 de maio de 2017, que inicia com uma citação de Barroso: “Ela é esteticamente muito bonita. E vem se integrar a esse sistema extraordinário de apuração eleitoral que nós temos no Brasil.”

Na sequência a reportagem explica que o “repositório do voto impresso” e “o novo layout foi pensado para atender a determinação do Congresso Nacional, em implementar o voto impresso.”

Ao analisar o vídeo, o primeiro ponto a ser questionado é com relação a falta de informações. Não é dito em que ano a urna foi lançada e para qual eleição irá servir, pois em 2022 o TSE utilizará novas urnas eletrônicas, já apresentadas em checagens anteriores aqui na COAR.

Nota-se então que o vídeo divulgado no Kwai é falso, ao reproduzir intencionalmente, um conteúdo com frames editados. O vídeo foi editado e fora de contexto.

A Reportagem

A reportagem original pertence ao TSE, no vídeo é possível ver a logo do Tribunal. A matéria foi veiculada em maio de 2017 e foi encontrada no Facebook, na página do órgão. Com isso, foi possível comparar a reportagem com o conteúdo reproduzido no Kwai e ver o que foi alterado. O verdadeiro vídeo, do TSE, mostra a nova urna lançada naquele mesmo ano, e diversos ministros e autoridades elogiando o modelo na reportagem.

Vídeo publicado na página oficial do TSE, em 04 de maio de 2017.

Ao contrário do que foi visto no Kwai, onde só aparecem o ministro Barroso e o ex-ministro do Supremo Tibunal Federal (STF), Gilmar Mendes, na reportagem completa, aparecem o ministro, hoje aposentado, Napoleão Nunes Maia Filho, Athayde Fontoura Filho, na época, do Conselho de Estudos e Pesquisas Eleitorais do TSE, explicando sobre as possibilidades e os custos com a urna.

Além dos cortes de entrevistados e outras partes importantes da reportagem, no vídeo é adicionado apenas uma fala de Gilmar Mendes, que o TSE terá de “acoplar também esse modelo do voto impresso”, e que estão discutindo com o Congresso. Na reportagem ele tem dois momentos de fala, essa no final, e uma outra no início dele comentando sobre a urna.

Voto impresso

Vale destacar que, como destacado no título do vídeo, “em 2017”, havia sim uma lei em votação que determinava a implementação do voto impresso, a lei nº 13.165/2015, a mesma citada no vídeo e na reportagem. A urna deveria ser utilizada obedecendo a lei, no entanto, uma decisão do STF, em 2018, derrubou o voto impresso e as urnas nem se quer chegaram a ser usadas há quatro anos atrás. O STF declarou a lei como inconstitucional, ou seja, algo que colocaria em risco o sigilo e a liberdade do voto, contrariando a Constituição Federal.

O TSE

No ano passado, em 2021, o TSE também desmentiu o vídeo no YouTube e esclareceu que o ministro Barroso é contra a implementação do voto impresso, pois, para ele, significa um retrocesso no país, tendo em vista o cenário atual em que vivemos. Além disso, não só em vídeo, mas o TSE também divulgou uma matéria em texto na época da apresentação da urna, e todos os ministros questionaram se ela e o voto impresso, realmente deveriam ser algo a ser implantado nas eleições.

Referências da COAR

TSE

STF

A COAR ressalta que ao receber uma mensagem duvidosa, desconfie e não forneça seus dados antes de ter certeza de que é verdadeira. Qualquer dúvida nos contate pelo WhatsAppTelegram ou pelo nosso e-mail coarnews@gmail.com ou mesmo pelo Instagram (@coarnoticias).

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste