Afinal, máscara é para quem?

Conteúdo originalmente publicado no Covid Verificado. Para acessar, clique aqui.


Assim que começaram os casos de coronavírus no Brasil (COVID-19), muitas pessoas correram para as farmácias a fim de comprarem máscaras para se proteger, afinal, “o vírus é transmitido pelo ar né?!” De fato,  o vírus que causa a COVID-19, o popularmente conhecido coronavírus tem uma transmissão pelo ar, mas na verdade ele viaja nas gotículas de secreção que saem quando uma pessoa infectada com o vírus tosse ou espirra.

Por que é preciso usar máscara?

Usar máscara é muito importante e vou explicar o porquê.

Imagine que você está em um local público comum, como um supermercado. Você está de máscara e se sente protegido. Percebe que uma pessoa perto de você espirra e pode potencialmente estar contaminada, “Deus é pai”, você sai de perto.  Continuando suas compras, você encosta na prateleira, na cestinha, na maquininha de cartão…locais em que o vírus que saiu do espirro daquela pessoa ainda pode estar, já que ele é capaz de permanecer horas em algumas superfícies.

Agora vamos inverter toda a situação. Você está sem máscara, mas a pessoa que pode estar contaminada  está de máscara. Quando ela espirra, a máscara consegue segurar a maior parte das gotículas que podem conter o corona. Isto evita que prateleiras, cestinhas, corrimãos e maquininhas de cartão fiquem contaminadas com o vírus que estariam presentes nessas gotículas.

Percebeu? A máscara é uma medida de proteção da comunidade. Você usa para evitar que o vírus se dissemine e contamine outras pessoas, que ele fique em superfícies às quais outras pessoas vão encostar as mãos.

Por esse motivo que o Ministério da Saúde, em um primeiro momento, recomendou que somente as pessoas doentes usassem máscaras. 

Mas agora o Ministério da Saúde recomenda que todos usem máscaras… por que ele tomou essa decisão?

Essa medida de que todos devem usar máscaras foi tomada devido a estudos mostrarem que pessoas recém infectadas podem transmitir o vírus sem nem mesmo apresentarem sintomas.

Dessa maneira, fica difícil saber quem está doente ou não, né?! Por isso, se todo mundo ficar de máscara, o risco de transmissão é muito menor!

Além disso, a transmissão do vírus ficou tão grande nas cidades, que a máscara além de evitar a transmissão da doença também ajuda a proteger as pessoas saudáveis de contraí-la em algumas situações. Em lugares fechados, por exemplo, com grande circulação de pessoas, o vírus pode permanecer no ambiente pelas gotículas em forma de aerossol por várias horas, por isso, se a carga de vírus nesse lugar for alta e você estiver nele sem máscara, você pode se contaminar.

Qual tipo de máscara eu devo usar?!

Você pode optar pela máscara em que você se sinta mais confortável e que tenha proteção correta.

As máscaras de pano são uma ótima opção. Quando feitas com duas camadas de tecido essas máscaras podem chegar a próximo de 80% de eficácia na filtragem de partículas do ar! São ideais para o dia-a-dia de pessoas que estão expostas a locais públicos com grande circulação de pessoas e ao transporte público. Elas são reutilizáveis e você pode escolher a que melhor se acomoda no seu rosto.

Mas atenção! As máscaras de pano precisam ser higienizadas frequentemente pois as partículas de vírus ficam presas no tecido.

Além disso, elas precisam ser trocas sempre que ficarem úmidas. A umidade faz com que a máscara perda a capacidade de filtração do ar.

As máscaras cirúrgicas são aquelas que encontramos nas farmácias.

Elas possuem uma eficiência muito grande de filtragem do ar e, portanto, também são ótimas aliadas nesse momento.

Porém elas são descartáveis. Não é possível lavar ou reutilizar. O material que faz a filtragem pode perder a capacidade de reter as partículas se a máscara for higienizada.

As máscaras mais eficientes em filtrar o ar são as N95.

Elas são recomendadas para profissionais da saúde, pois estes estão em contato direto com pessoas doentes e trabalhando em hospitais, locais de alta carga de vírus no ar.

Essas máscaras são mais espessas e ficam bastante apertadas no rosto, evitando que haja passagem de ar pelas laterais. Por isso são desconfortáveis e podem machucar o rosto.

Quais cuidados devo ter na hora de usar a máscara?

  • A máscara deve sempre cobrir nariz e boca;
  • Evite manipular a máscara com as mãos sujas;
  • Deve se acomodar ao seu rosto, sem espaços para o ar ‘escapar’;
  • Se forem de pano, devem possuir duas camadas de tecido;
  • Higienize a máscara sempre que necessário;
  • Tenha mais de uma máscara com você, caso a que esteja usando umedeça.

Usar a máscara por muito tempo pode me fazer mal?

Não, usar máscaras não faz nenhum mal a sua saúde. Algumas pessoas podem sentir um desconforto, mas isso se dá porque não estamos acostumados a usar máscaras e isso pode incomodar.

Nos últimos dias, uma fake news sobre máscaras causarem hipóxia circularam na internet. Isto é uma mentira sem tamanho! As máscaras são feitas para que haja circulação do ar e que apenas as partículas que estejam presentes no ar fiquem presas na máscara. Se isso fosse verdade, os profissionais da saúde estariam com sérios problemas, pois eles passam muitas horas de máscara que são muito mais grossas do que as máscaras comuns!

O COVID Verificado tem uma matéria apenas sobre essa fake news! Com todos os detalhes de porque isso não é verdade, dá uma olhada: https://www.covidverificado.com.br/post/mascara-e-hipoxia.

Em que locais eu devo usar máscara?

Use máscaras para ir a locais públicos com grande circulação de pessoas, na rua, em supermercados, feiras, farmácias e principalmente no transporte público!

Não esqueça de usar máscaras para conversar com outras pessoas e mantenha sempre a distância de segurança.

Lavar as mãos com água e sabão e não tocar o rosto com as mãos sujas são as medidas que também protegem você de contrair o vírus.

CUIDEM-SE: continuem em isolamento social e lavem bem as mãos com água e sabão!

Por Nayara Pereira em 07/04/2020. Atualizado em 28/05/2020.

Referências:

1. Centro de Controle  e Prevenção de Doenças (EUA): https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/prevent-getting-sick/cloth-face-cover.html

2. Ministério da Saúde: https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46645-mascaras-caseiras-podem-ajudar-na-prevencao-contra-o-coronavirus

​3. World Health Organization. Modes of transmission of virus causing COVID-19:implications for IPC precaution recommendations. Scientific brief 29 March 2020

https://www.who.int/news-room/commentaries/detail/modes-of-transmission-of-virus-causing-covid-19-implications-for-ipc-precaution-recommendations

4. Instituto Nacional de Saúde (EUA) https://www.nih.gov/news-events/news-releases/new-coronavirus-stable-hours-surface

5. Abhiteja Konda, Abhinav Prakash, Gregory A. Moss, Michael Schmoldt, Gregory D. Grant, and Supratik Guha.,ACS. Aerosol Filtration Efficiency of Common Fabrics Used in Respiratory Cloth Masks. Nano Article ASAP.,. April, 2020. DOI: https://doi.org/10.1021/acsnano.0c03252

6. Anna Davies, BSc, Katy-Anne Thompson, BSc, Karthika Giri, BSc, George Kafatos, MSc, Jimmy Walker, PhD, and Allan Bennett, MSc. Testing the Efficacy of Homemade Masks: Would They Protect in an Influenza Pandemic? Disaster Med Public Health Preparedness. 2013;7:413-418. DOI: https://doi.org/10.1017/dmp.2013.43

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste