Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRGS lança e-books sobre trajetórias e interfaces da pesquisa em Comunicação

Publicado originalmente em Observatório da Comunicação Pública – OBCOMP. Para acessar, clique aqui.

Em comemoração aos 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS), pesquisadores e pesquisadoras da instituição apresentam as trajetórias e interfaces de pesquisa em dois e-books lançados pela editora Pimenta Cultural. 

O livroPesquisas comunicacionais em interface com arte, tecnologia, religião, meio ambiente, organizado por Ana Taís Martins e Camila Freitas, divulga quinze pesquisas desenvolvidas no âmbito do PPGCOM-UFRGS sobre as perspectivas comunicacionais em interface com a ciência, a arte, a tecnologia, a religião, o meio ambiente, as organizações e a sociedade. Dentre eles, o texto de abertura é dedicado a recuperar a trajetória deste Observatório, que também fez aniversário em 2020. Produzido por Ana Javes Luz e Maria Helena Weber, o texto Observatório da Comunicação Pública: experiência, pesquisa, crítica e cidadania contempla uma reflexão sobre as atividades e experiências dos 5 anos do Obcomp, norteado pelo conceito comunicação pública enquanto indicador da qualidade das democracias.

Em Trajetórias de pesquisa em comunicação: temas, heurísticas, objetos são abordados os diálogos da Comunicação com diversas áreas, como a política, as corporalidades, as teorias do imaginário, a semiótica, as perspectivas informacionais, assim como o pensamento ecológico, os estudos de fronteira, os estudos de recepção, além de abordagens teóricas e práticas sobre o jornalismo impresso e o rádio. O livro é organizado em doze capítulos com prefácio de Ana Taís Martins, coordenadora do PPGOCM-UFRGS, entre 2019 e 2021. 

Disponibilizadas gratuitamente, as duas publicações podem ser acessadas nos seguintes links: Pesquisas comunicacionais em interface com arte, tecnologia, religião, meio ambiente e Trajetórias de pesquisa em comunicação: temas, heurísticas, objetos.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste