Racismo estrutural é tema de formação interna do Intervozes

Publicado originalmente em Coletivo Intervozes. Para acessar, clique aqui.

No dia 24 de abril, a partir das 9h, o Intervozes realizará a formação interna “Racismo Estrutural nas instituições”. A atividade integra o rol de ações propostas pela Setorial Dandara, grupo auto-organizado do coletivo formado por negres e indígenas, para a construção de uma comunicação e sociedade antirracistas.

Na primeira parte do evento, sobre racismo estrutural, contaremos com a participação da socióloga Vilma Reis, feminista, defensora de Direitos Humanos, mestra em Ciências Sociais e doutoranda em Estudos Étnicos e Africanos no Posafro-FFCH-Ceao/UFBA e co-fundadora da Coletiva Mahin Organização de Mulheres Negras para os Direitos Humanos. Vilma também foi Ouvidora Geral da Defensoria Pública da Bahia entre 2015 a 2019 e presidenta do Conselho Nacional de Ouvidorias Externas das Defensorias Públicas no Brasil, entre 2018 a 2019.

No segundo momento, discutiremos o papel das organizações da sociedade civil na luta antirracista com Valdecir Nascimento, historiadora formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e mestra em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Ela é ativista do Movimento de Mulheres Negras, coordenadora executiva do Odara – Instituto da Mulher Negra, da Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB) e coordenadora do Brasil na Red de Mujeres Afrolatinoamericanas, Afrocaribeñas y de la Diáspora. Valdecir compõe a Secretaria Executiva do Fórum Permanente pela Igualdade Racial (FOPIR).

O encontro será realizado via Zoom e a programação completa segue abaixo.

Parte 1: Racismo Estrutural no Brasil

  • 9h às 9h10 – Intervenção Setorial Dandara
  • 9h10 às 9h40 – Aula expositiva (Vilma Reis)
  • 9h40 às 9h50 – Intervalo
  • 9h50h às 10h40 – Debate

Parte 2: Racismo Institucional e o papel das organizações da sociedade civil

  • 10h50 às 11h – Intervenção Setorial Dandara
  • 11h às 11h30 – Aula expositiva (Valdecir Nascimento)
  • 11h30 às 11h40 – Intervalo
  • 11h40 às 12h30 – Debate

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste