Vídeo mostra Flávio Dino indo a lançamento de relatório, não a reunião com Comando Vermelho

Publicado originalmente em Agência Lupa por Maiquel Rosauro. Para acessar, clique aqui.

Circula pelas redes sociais uma publicação informando que o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, se reuniu com lideranças da facção criminosa Comando Vermelho, no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio de Janeiro. Nas imagens, é possível ver Dino chegando a uma comunidade e cumprimentando pessoas após descer de um carro. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

Flávio Dino se reunindo com pessoal do Comando Vermelho, complexo da Maré

– Texto em vídeo que circula nas redes sociais

Falso

A informação analisada pela Lupa é falsa. As imagens mostram Dino chegando à cerimônia de lançamento da 7ª edição do Boletim Direito à Segurança Pública na Maré. O estudo é publicado pela Redes da Maré, uma organização da sociedade civil, e busca apresentar dados sobre a violência armada e os seus efeitos na vida cotidiana de moradores das 16 comunidades que compõem o Complexo da Maré. Não há relação entre o lançamento do estudo e a facção Comando Vermelho.

O boletim foi lançado na última segunda-feira (13) no Galpão RITMA, localizado na rua Teixeira Ribeiro, número 521, Parque Maré, segundo informou o release da Redes da Maré. Por meio de imagens do Google Street View, é possível identificar que o local indicado é exatamente onde Dino aparece entrando nas imagens que circulam nas redes.

Imagem do encontro da avenida Brasil e da rua Teixeira Ribeiro, onde está localizado o Galpão RITMA; banner e loja da esquina mostram que Dino entrou no local de lançamento do boletim

A presença de Dino no ato foi noticiada no site do próprio Ministério da Justiça e Segurança Pública e por veículos de comunicação como o jornal O Globo.

No dia seguinte, o ministro publicou fotos do lançamento do estudo em sua conta no Twitter, explicando que esteve no local a convite da Redes da Maré e de entidades de outros bairros do Rio para conversar sobre segurança pública. 

A visita de Dino ao Complexo da Maré provocou críticas de parlamentares da oposição como Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que sugeriu que Dino teria envolvimento com o crime organizado carioca para conseguir visitar a Maré “com apenas dois carros e sem trocar tiros”. Na mesma rede social, Dino disse que não deixará de visitar quem mais precisa do Estado e que não tem medo de miliciano.

Frente à polêmica, a Redes da Maré divulgou uma nota afirmando que criminalizar a presença de uma autoridade pública em uma das 16 favelas da Maré é algo “inaceitável”. “Isso nos atinge profundamente, pois, na realidade, é exatamente isso que sofremos todos os dias pelo simples fato de lutarmos por justiça”, diz o comunicado

Em relação à segurança de Dino, o Ministério da Justiça e Segurança Pública afirmou em nota enviada à Lupa que a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) informou, oficialmente, as seguintes instituições sobre a atividade na Maré: Polícia Militar do Rio de Janeiro, Polícia Civil do Rio de Janeiro, Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. “Todas as forças policiais citadas ofertaram suporte de segurança durante a realização do evento”, ressaltou a pasta.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste