Publicado originalmente em Agência Lupa por Catiane Pereira. Para acessar, clique aqui.
Circula pelas redes sociais um vídeo no qual um idoso aparece gritando “ladrão” e “quadrilha” para automóveis que estacionam em frente a um prédio. A legenda da gravação afirma que o homem insulta a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em sua visita recente a Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. É falso.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação?:
MAIS UMA RECEPÇÃO DE MUITO CARINHO E AFETO NO RIO GRANDE DO SUL AO PAI DOS POBRES E PRESIDENTE POPULAR (…)
– Legenda de vídeo que circula pelo WhatsApp
Falso
O vídeo é antigo e foi gravado em agosto de 2022. Na época, Lula era candidato à presidência da República e estava chegando com sua comitiva de campanha em um hotel de Manaus (AM). O petista estava a cumprir compromissos de campanha na capital amazonense.
Um idoso, não identificado, começou a gritar várias vezes as palavras “ladrão” e “quadrilha” no momento em que a comitiva de Lula chegou ao hotel. Na ocasião, o então deputado federal Márcio Macedo (PT-SE), atualmente ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, e o assessor de comunicação do petista, José Chrispiniano, discutiram com o idoso e pediram para que ele se retirasse do local.
A peça desinformativa afirma falsamente que as imagens foram registradas no Rio Grande do Sul. No entanto, não há informações no Google que ocorreu uma recepção hostil ao presidente no estado recentemente. O presidente Lula esteve recentemente em Porto Alegre, no dia 15 de março, para cumprir agenda presidencial. Ele participou de compromissos ao lado do governador Eduardo Leite (PSDB), esteve com empresários e também realizou anúncios de ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Rio Grande do Sul.