Vídeo antigo é falsamente associado à morte do empresário Bené Mutran

Publicado originalmente em Agência Lupa por Gabriela Soares. Para acessar, clique aqui.

Circulam na internet publicações mostrando supostamente o empresário Benedito Mutran Filho, que faleceu em 1° de março de 2024, saltando de um prédio. As postagens também sugerem que o fato teria ocorrido devido a golpe financeiro aplicado por Fábio Luís Lula da Silva, o “Lulinha”, filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso. 

Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

“Depressão não é brincadeira 

Homem se joga de prédio

05/03/24

Morre Bené Mutran, um dos maiores empresários do Pará”

– Texto em vídeo que circula nas redes sociais

Falso

O empresário e pecuarista Benedito Mutran Filho, conhecido como Bené Mutran, faleceu na madrugada de 1º de março de 2024, após cair do prédio onde morava — o edifício Diamond Tower, localizado no bairro da Campina, em Belém, no Pará. 

O vídeo que circula é antigo e não está relacionado com a morte do empresário. As imagens do homem saltando do prédio foram registradas em 2019, como mostram portais de notícia e publicações nas  redes sociais na época (1,2,3). 

O incidente aconteceu no Condomínio Barra Sul, localizado na Barra da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro, e foi gravado por um vizinho, que presenciou a cena. Comparando trechos do vídeo com imagens do condomínio, disponíveis no Google Maps, é possível observar que se trata do mesmo local. Em ambos os registros é possível ver toldos amarelos nas janelas dos apartamentos e o mesmo padrão de cor no edifício: branco com listras cinzas.

Logo, o vídeo foi gravado no Rio de Janeiro, não em Belém.

“Ele [Benedito Mutran Filho] gerou milhares de empregos (…) Tudo ia muito bem, seus filhos já começavam a ficar a frente dos negócios, até que um filho de um político poderoso do Brasil [Fábio Luís Lula da Silva] fez uma incrível proposta de compra das fazendas, negócio fechado! O cara deu a entrada no negócio veio o maior golpe da história, levando o amigo Bené ao desespero”

– Texto em legenda de imagem que circula nas redes sociais

Falso

Boatos relacionando o filho do presidente Lula, Fábio Luís Lula da Silva, o “Lulinha”, à compra de propriedades de Benedito Mutran Filho são antigos e já foram desmentidos outras vezes, inclusive, pelo empresário.

Uma reportagem de junho de 2008, mostra, por exemplo, que Mutran desmentiu uma mensagem que, na época, alegava que Lulinha teria comprado duas propriedades suas nas cidades de Marabá e Xinguara, no Pará. “Tudo bobagem, nunca houve essa operação”, disse o empresário na época.

A história sobre o calote tem origem em um imbróglio jurídico envolvendo o empresário e a Agropecuária Santa Bárbara Xinguara — agora chamada de Agro SB —, do grupo Opportunity, do banqueiro Daniel Dantas. 

Em setembro de 2005,  Mutran vendeu cinco fazendas no Pará, que juntas totalizavam 23,5 mil hectares,  à agropecuária. Contudo, as propriedades foram concedidas na década de 50 à família de Mutran em regime de aforamento —, termo referente a terras cedidas para produção extrativista de castanhas, no Pará —, o que significa que pertenciam ao Estado e, portanto, não poderiam ser vendidas ou usadas para outra finalidade, além da extração de castanhas. O que não ocorria, pois as terras estariam sendo usadas para criação de gado. 

Uma notícia publicada pela Folha de S.Paulo em 24 de julho de 2008 narra que a Agro SB pagou uma entrada pelas terras e o restante foi parcelado — história parecida com a versão que circula nas redes sociais associando o caso ao filho de Lula. 

Em relatórios da diretoria da Agro SB produzidos entre 2010 e 2011, obtidos pela revista ÉPOCA, a empresa reconheceu dívidas com fazendeiros dos quais comprou terras e gado. “A renda gerada pela Santa Bárbara ficou aquém do valor necessário para pagar as terras adquiridas”, declarou a empresa na época. A reportagem também escutou Mutran, que alegou ter ficado preocupado com o não pagamento da dívida e que esperava receber os valores, após regularizar as terras. 

Vale mencionar ainda que, conforme nota enviada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em verificação recente da Lupa, não há nenhuma propriedade rural cadastrada em nome de algum dos cinco filhos do presidente (Fábio Luís Lula da Silva, Sandro Luís Lula da Silva, Marcos Claudio Lula da Silva, Luis Claudio Lula da Silva e Lurian Cordeiro Lula da Silva).

Em nota enviada à Lupa, a AgroSB também esclareceu que não tem e nunca teve relação com Lulinha. “As publicações que circulam na internet a este respeito são Fake News, pois não guardam qualquer relação com a realidade”, informou. 

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google
Language »
Fonte
Contraste