Rede Nacional de Comunicação Pública absorve produções de universidades estaduais e municipais

Publicado originalmente Observatório de Comunicação Pública – OBCOMP. Para acessar, clique aqui.

Foto evento de assinatura do acordo. Crédito: Lucas Leffa/SECOM/PR

A comunicação pública brasileira amplia horizontes com o novo acordo firmado entre a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e 11 universidades estaduais e municipais espalhadas pelo Brasil para compor a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP). A rede é coordenada pela EBC e conta com emissoras de televisão e rádio espalhadas pelo Brasil.

Passam a integrar a Rede Nacional de Comunicação Pública a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), o Centro Universitário de Mineiros (Unifimes), a Universidade de Rio Verde (UniRV), a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), a Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA), a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

São universidades das regiões Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste que somam mais 15 canais de TV e 20 canais de rádio à Rede, que passará a contar com um total de 117 emissoras de televisão e 155 de rádio. É uma continuidade do acordo firmado entre EBC e Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) em 2023, com a inclusão de 31 universidades federais e 16 institutos federais de ensino.

A parceria tem a participação do Ministério da Educação e do Ministério das Comunicações. A Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), prevista na Lei de Criação da EBC, é formada por emissoras de TV e Rádio que atuam por todo o país. 

A EBC foi criada em 2007 como responsável pelo sistema público de comunicação federal, incluindo a rede pública de comunicação de rádio e televisão. A EBC gerencia as rádios Nacional e MEC, a Radioagência Nacional, a Agência Brasil e a TV Brasil, além do veículo governamental Canal Gov e do programa Voz do Brasil.

Com informações da Secom/Governo Federal

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google
Language »
Fonte
Contraste