Veja o Mapa dos países que já baniram o TikTok

Publicado originalmente em *Desinformante por Matheus Soares. Para acessar, clique aqui.

Desde o final do ano passado, o TikTok vem sendo tratado como assunto de geopolítica mundial. Até agora, ao menos 13 países já baniram a plataforma de vídeo dos dispositivos governamentais e mais 7 estão analisando seguir a medida. Na Índia e no Afeganistão, o acesso aos cidadãos é proibido. Temores de vazamento de dados são a principal justificativa utilizada pelas nações.

O primeiro país a implementar uma proibição de acesso à rede social foi a Índia. Em junho de 2020, o país baniu totalmente o TikTok em território nacional junto com mais 58 plataformas de origem chinesa. Na época, o Ministério de Tecnologia da Informação afirmou que a ação foi necessária após identificar “atividades prejudiciais à soberania e integridade da Índia”.

Considerando a determinação indiana, os Estados Unidos iniciaram uma mobilização no final de 2022 para proibir o uso do aplicativo em dispositivos do governo. Segundo as autoridades norte-americanas, há temores de que a relação da ByteDance, dona do TikTok, com o governo chinês possa trazer perigos de cibersegurança. Recentemente, o governo Biden também pressionou para que a empresa proprietária se desmembre da plataforma.

Em fevereiro, foi a vez da União Europeia orientar os seus funcionários sobre a exclusão da plataforma em celulares, tablets e computadores. Tal medida serviu de base para Alemanha, Holanda, Suécia, Dinamarca, Finlândia, Estônia e República Tcheca, que tomaram decisões parecidas.

Reino Unido, Bélgica e Austrália foram os últimos países a aderirem ao banimento em dispositivos governamentais. França, Grécia, Irlanda e Áustria são algumas das nações que ainda analisam a medida.

Na quinta-feira (16), a China respondeu as investidas dos Estados Unidos, afirmando que o país está espalhando desinformação na busca de suprimir o TikTok. “Os EUA ainda não apresentaram evidências de que o TikTok ameaça sua segurança nacional e estava usando a desculpa da segurança de dados para abusar de seu poder de reprimir empresas estrangeiras”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Wang Wenbin.

Abaixo, criamos um mapa interativo para mostrar onde o TikTok está sendo banido no mundo.https://my.visme.co/_embed/6xq0gj8n-untitled-project?responsive=1

Feito com Visme

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste