Publicado originalmente em Coar Notícias por Marta Alencar. Para acessar, clique aqui.
ais uma vez um boato sobre Vale Gás. A COAR informa que existiu sim o Vale Gás, tanto no Maranhão como no Ceará, para auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade diante da pandemia. Mas não existe Vale Gás como programa do Governo Federal. A COAR novamente alerta que as informações contidas na mensagem abaixo são falsas e o link informado também.
Golpistas criaram falsos cadastros com links enganosos para o suposto programa – que não existe – do Governo Federal, onde informam que haveria direito ao benefício no valor de R$ 110 para pessoas de baixa renda, aposentados e beneficiários do auxílio emergencial e bolsa família. No entanto, o conteúdo sobre o suposto programa não procede. Durante o ano de 2020 e início de 2021, a COAR verificou diversos conteúdos de programas semelhantes, inclusive eles recebiam o mesmo nome de Vale Gás. Assim como os outros, este conteúdo também é FALSO e ENGANOSO.
Vale Gás no Ceará
No Ceará, o nome do Programa se chama Vale Gás Social, que é um benefício concedido pelo Governo Estadual por meio da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, para diminuir os impactos da pandemia da Covid-19 entre as famílias em vulnerabilidade social. Na Capital, a Prefeitura de Fortaleza realiza a entrega nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), com data e horário previamente agendados.
Com o vale-gás em mãos, o beneficiário pode ir à revenda da Nacional Gás mais próxima ou ligar para o canal de atendimento da empresa: 0800.7021200 e 0800.7021300. Para receber a recarga, é preciso estar com um botijão vazio e com o vale-gás preenchido. O tíquete deverá ser entregue ao revendedor. Para receber o vale-gás, é necessário apresentar documento oficial com foto e comprovante de endereço. Os vales só serão entregues no dia e local agendados previamente. Portanto, o beneficiário só deve ir ao local no dia e turno confirmados, para evitar aglomerações.
O Governo do Estado começou a distribuir no início de maio, o segundo lote do Vale Gás Social. Os prefeitos dos municípios cearenses receberão os tíquetes na sede da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS). Nessa etapa, mais 125.263 famílias devem ser beneficiadas em todo o Ceará.
Vale Gás no Maranhão
No dia 01 de abril deste ano, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) anunciou o Programa Social Vale Gás, que visa beneficiar 115 mil famílias inscritas no CadÚnico com renda R$0,00. As famílias beneficiárias receberão um vale que será trocado nas distribuidoras credenciadas pela recarga do botijão de gás. Vale ressaltar que o beneficiário precisa ter o botijão para levar a recarga.
Cada pessoa beneficiada pelo Programa terá direito ao recebimento de até 03 (três) Vale-Gás para cargas equivalentes a um botijão de 13 quilos. Se você está no CadÚnico e não tem nenhuma fonte de renda, está inscrito automaticamente. No entanto, é preciso estar com o cadastro atualizado nos últimos 2 anos. Se não tiver inscrito ou precisa fazer a atualização cadastral, procure o CRAS mais próximo.
01. Como será entregue o vale gás?
– As famílias beneficiárias receberão um vale que será trocado nas distribuidoras credenciadas pela recarga do botijão de gás. Vale ressaltar que o beneficiário precisa ter o botijão para levar a recarga.
02. Por quanto tempo será pago o benefício?
– Cada pessoa beneficiada pelo Programa Vale Gás terá direito ao recebimento de até 03 (três) Vale-Gás para cargas equivalentes a um botijão de 13 quilos.
03. Como se inscrever no programa?
– Se você está no CadÚnico e não tem nenhuma fonte de renda, está inscrito automaticamente. No entanto, é preciso estar com o cadastro atualizado nos últimos 2 anos.
A COAR ressalta que ao receber uma mensagem duvidosa, desconfie e não forneça seus dados antes de ter certeza de que é verdadeira. Qualquer dúvida nos contate pelo nosso WhatsApp (86) 99517-9773 ou pelo Instagram (@coarnoticias).
Escrito por: Marta Alencar
Referências da COAR: