Vacina da AstraZeneca não é recomendada para mulheres gestantes

Publicado originalmente em Nujoc Checagem por Sane Araújo. Para acessar, clique aqui.

Uma mulher grávida, de 35 anos, morreu no Rio de Janeiro após tomar a vacina da Oxford/Astrazeneca contra covid-19, ela deu entrada em um hospital com um caso grave de trombose em uma veia do cérebro e após 5 dias de internação a mãe e o bebê vieram a óbito.

Foto: Reprodução/Instagram

O consultor do programa nacional de vacinação no Brasil, Jorge Kalil falou sobre o acontecimento, o qualificando como raro entre efeitos diversos que podem acontecer após receber a dose da vacina, “De forma alguma nós gostaríamos que se tivesse a ideia de que essa vacina causa problemas em mulheres grávidas. Não é assim. Esta vacina pode ter casos de trombose, são casos raríssimos, ocorrem em mulheres em idade fértil e que varia de 1 para 100 mil ou 1 para 500 mil pessoas vacinadas”.

Após o ocorrido, o Ministério da Saúde suspendeu a vacinação de mulheres gestantes com a vacina da AstraZeneca, sendo disponibilizada a esse grupo em específico as vacinas da CoronaVac e Pfizer. Uma fonte da Fiocruz, que produz a AstraZeneca no Brasil, alertou que a recomendação da Anvisa acontece por precaução é padrão nesses casos.

“O Ministério da Saúde informa que foi notificado pelas secretarias de Saúde Municipal e Estadual do Rio de Janeiro e investiga o caso. Cabe ressaltar que a ocorrência de eventos adversos é extremamente rara e inferior ao risco apresentado pela Covid-19.Neste momento, a pasta recomenda a manutenção da vacinação de gestantes, mas reavalia a imunização no grupo de gestantes sem comorbidades” afirmou o Ministério em coletiva de imprensa. O caso em questão está sob investigação, não foi comprovado que a morte dela realmente foi causada pela dose da vacina recebida. 

O Nujoc checagem já verificou outras informações sobre a vacinação contra covid-19, para qualquer outra informação, clique aqui. 

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste