Publicado originalmente em instagram de União Pró-Vacina. Para acessar, clique aqui.
???? Não. As vacinas não causam a doença que tem o objetivo de combater. A confusão existe em algumas pessoas porque algumas vacinas possuem o vírus atenuado (enfraquecido) e em casos raros, pode causar sintomas similares ao da doença.
‼️E ainda que causem eventos adversos, como qualquer medicamento, seus riscos ínfimos são compensados pelos seus benefícios populacionais e individuais.
????As vacinas de vírus atenuados contêm o vírus viável, mas enfraquecido. A atenuação do vírus ocorre pela seleção das linhagens virais menos patogênicas, incapazes de causar uma infecção como aquela causada pelo vírus selvagem ao qual a maioria da população está exposta.
????A patogenicidade é a capacidade de um (micro) organismo causar uma doença. Ela é definida pelo material genético, que é passível de sofrer algumas mudanças (mutações) ao longo de múltiplas gerações, e que podem fazer com que um vírus atenuado cause uma infecção com patamar igual a de um vírus não-atenuado. Porém, esses eventos são extremamente pontuais e raros.
????Além disso, vacinas atenuadas vêm sendo aprimoradas e substituídas por vacinas inativadas. Um exemplo comum dessa substituição tem ocorrido com a vacina Sabin, em gotas, que utiliza o #vírus atenuado da poliomielite que, em casos raríssimos sofre mutação no intestino e pode causar a doença original. A vacina Sabin tem sido substituída pela vacina com o vírus inativado (morto), conhecida como Salk.
????Todas as #vacinas disponíveis para a população, passam por testes muito rigorosos em relação a efeitos adversos.
???? Veja esta e mais outras dúvidas respondidas, relacionadas às vacinas, no nosso guia interativo: bit.ly/provaxinterativo