Tipos e distribuição de rochas são determinantes no controle de mercúrio no rio Itacaiúnas, em Carajás

Publicado originalmente em Agência Bori. Para acessar, clique aqui.

Highlights

  • Características geológicas são um dos fatores que controlam a concentração de mercúrio no ambiente
  • Estudo na bacia do rio Itacaiúnas, no Pará, não encontrou evidências de contaminação significativa por fatores humanos, e a distribuição do metal foi controlada essencialmente por processos naturais
  • Apesar das baixas concentrações de mercúrio, existe o risco potencial de aumento de seus teores no ambiente por meio da erosão, de mudanças nas condições do solo e pela bioacumulação de mercúrio na cadeia alimentar

As características geológicas e a distribuição dos tipos de solo são capazes de modular a concentração de mercúrio em um ambiente. Ao analisar a geoquímica de solos e a concentração de mercúrio em sedimentos de corrente e águas superficiais na bacia do rio Itacaiúnas, no Pará, estudo publicado na revista “Environmental Research” nesta segunda (23) encontrou evidências de que a distribuição do metal foi controlada por processos naturais e de que não há contaminação significativa na região por fatores humanos. Pesquisadores do Instituto Tecnológico Vale (ITV), da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade Federal de Lavras (UFLA) encontraram maiores concentrações de mercúrio nas porções norte e central da bacia hidrográfica do rio Itacaiúnas, onde existem rochas de caráter magmático e já naturalmente enriquecidas com a substância.

De acordo com Roberto Dall’Agnol e Prafulla Sahoo, pesquisadores do ITV e autores do estudo, foram utilizadas 5284 amostras ambientais de três diferentes meios (solos superficiais e sub-superficiais, sedimentos de corrente e águas superficiais) da bacia do Rio Itacaiúnas e 313 amostras de sedimentos de fundo e águas de lagoas dos platôs da região de Carajás. Os principais resultados indicam que não houve expressiva contaminação causada por ações humanas na bacia e que a distribuição do mercúrio foi controlada essencialmente por processos naturais.

Porém, apesar dessa baixa concentração, é preciso ter atenção aos níveis de mercúrio, principalmente por conta da possibilidade de acumulação do metal ao longo da cadeia alimentar e do seu potencial impacto no desenvolvimento de doenças graves. Segundo os autores, solos e sedimentos, ainda que com teores relativamente baixos de mercúrio, caso sejam expostos à erosão ou a mudanças significativas de suas condições físico-químicas originais, podem liberá-lo para as águas superficiais (rios e lagos, por exemplo). Este é um risco potencial que precisa sempre ser considerado, frisam os autores. Dall’Agnol e Sahoo apontam que atividades humanas como processos industriais e, no caso da Amazônia, a exploração de ouro em garimpos, podem provocar o enriquecimento de mercúrio no ambiente.

Os dados obtidos a partir do estudo em região de grande produção mineral poderão ser extremamente úteis para a compreensão do comportamento do mercúrio quando controlado por fatores naturais, avaliam os pesquisadores. Além disso, o conjunto de resultados obtidos permite melhor avaliação do risco ecológico, contribui para a definição de indicadores de sustentabilidade ambiental e pode apoiar ações destinadas a assegurar a saúde pública e o controle da poluição por mercúrio na bacia estudada e na Amazônia de modo geral. “Certas condições biogeoquímicas podem favorecer a formação de metilmercúrio nestes ambientes e sua subsequente transferência para a água com risco de sua introdução no ciclo biológico local. Em função disso, são relevantes estudos futuros para monitorar o comportamento do mercúrio neste meio e para melhor compreensão dos processos de mobilização do mercúrio de sedimentos e solos para a água e biota aquática”, completam Dall’Agnol e Sahoo.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste