Suplementos são vendidos com falsa promessa de curar diabetes

Publicado originalmente em Agência Lupa por Gabriela Soares. Para acessar, clique aqui.

Sites vendem substâncias que prometem curar ou reverter o diabetes em poucos dias ou meses. Apesar de serem suplementos alimentares, esses produtos são oferecidos como se fossem medicamentos com efeitos comprovados contra a doença — o que é falso. Nenhum deles tem registro como medicamento, informou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Lupa localizou nove desses supostos medicamentos circulando em publicações com milhões de visualizações nas redes sociais: GlicoSonus,  Glico Vit, Glicofree, Glicozine, Gota Q10, GotaVita, Insulgota, Insultrin e Lax Q10.

Não existe cura para o diabetes

Ao contrário do que sugerem propagandas desses produtos, o diabetes não tem cura. Na realidade, a doença pode apenas entrar em período de remissão, quando está em estado controlado. Isso, porém, depende de uma série de fatores, como controle do peso e alimentação, conforme explica a médica endocrinologista Dhiãnah Santini, coordenadora do Departamento de Educação e Campanhas da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). 

Um estudo publicado em 2019 na revista científica The Lancet, citado por Santini em sua explicação, mostra a possibilidade de remissão do diabetes tipo 2 a partir de uma dieta restritiva e controle de peso — sem o uso de medicamentos, como insulina, por exemplo.

Contudo, Santini reforça que, caso essas pessoas deixem de fazer um controle mais rigoroso de seus hábitos, é possível que as taxas de glicemia voltem a subir. “A gente não fala de reversibilidade porque, uma vez que essas pessoas deixem de fazer uma dieta tão restrita e ganhem peso, a glicose volta a subir”, explica a médica.

O diabetes é caracterizado pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue. Existem quatro variações da doença: diabetes tipo 1, diabetes tipo 2, pré-diabetes e diabetes gestacional. A mais comum é o diabetes tipo 2, que atinge, em média, 90% das pessoas com a doença. 

tratamento varia de caso a caso e pode envolver mudanças em hábitos de saúde, injeções de insulina, medicamentos que estimulam a produção de insulina no pâncreas ou diminuem a retenção de carboidratos, entre outros.  

Santini explica que bons hábitos de saúde são essenciais para o controle e prevenção do diabetes e reforça que o tratamento é individual. “A recomendação sobre mudanças no estilo de vida é global, ela vai ajudar a prevenir e controlar o diabetes, mas o remédio ideal para cada pessoa varia de acordo com as características individuais de cada paciente.”

Publicações no Facebook

Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que algumas postagens sobre o tema fossem analisados. Os seguintes posts foram marcados como falsos pela Lupa:

Especialistas desenvolvem fórmula natural [Glicofree] para diminuir glicose e evitar o uso de insulina. Você livre de insulina em pouco tempo, comendo normalmente! APROVADO PELA ANVISA

Clique em Saiba Mais e Veja Como é Possivel 

– Legenda em vídeo com link para o site de vendas do Glicofree, que, até 15h do dia 19 de maio de 2023, havia sido visualizado por 9,7 mil usuários no Facebook

Falso

A Anvisa informou, em nota, que o Glicofree não possui registro como medicamento — e, portanto, não é “aprovado” pela agência, nem é possível comprovar qualquer eficácia atribuída ao produto contra o diabetes. O órgão não é responsável por registrar ou avaliar suplementos alimentares.

Além disso, as publicações levam a uma falsa matéria, com uma declaração do ator José Loreto, que teria sido publicada no site do SBT em defesa do produto. A notícia não foi encontrada no portal da emissora.

Se você quer derrubar sua glicemia de forma natural e rápida, convido você a parar o que está fazendo apertar em ‘saiba mais’ e assistir ao vídeo que reverte a [diabetes] tipo 2

(…) Os cientistas descobriram a verdadeira causa da [diabetes] tipo 2 (…) e uma forma de reverter isso

– Trechos de fala em vídeo com link para o site de venda do Glicozine que, até 16h do dia 19 de maio de 2023, havia sido visualizado por 106,8 mil usuários no Facebook

Falso

Ao contrário do que alegam as publicações, não é possível “reverter” o diabetes, conforme explicado anteriormente. Além disso, o Glicozine não tem registro na Anvisa, como informou o órgão, e não pode alegar qualquer função medicamentosa ou terapêutica.

As publicações levam para um site de vendas do produto com um vídeo de mais de 40 minutos, em que um suposto médico recomenda o uso da solução para “reverter” a doença.

“Descoberto ritual noturno que reverte a [diabetes] tipo 2 enquanto dorme”

– Texto em vídeo de propaganda do composto GlicoSonus, divulgado no Facebook

Falso

Como citado anteriormente, não é possível “reverter” o diabetes — a doença é apenas controlável. Além disso, o GlicoSonus também não tem registro na Anvisa, ou seja, sua comercialização como medicamento é proibida e não há comprovação de segurança ou eficácia da fórmula.

“Em 2023, a medicina comemora a chegada de uma solução recém-descoberta que tem trazido esperança aos diabéticos [Insultrin] (…) O mesmo que mais de 62.300 pessoas já usaram para reverter a diabetes

(…) Faça isso 1 hora antes de dormir e controle seus níveis de glicose e elimine os sintomas da diabetes”

– Falas em vídeo com link para o site de venda do Insultrin, que, até 13h30 do dia 19 de maio de 2023, havia sido visualizado por 76 mil usuários no Facebook

Falso

O Insultrin não é um medicamento com registro na Anvisa, como informou o órgão em nota. Portanto, não há comprovação de sua eficácia ou segurança. Além disso, as publicações no Facebook levam a uma página onde um suposto médico compartilha os “segredos da fórmula” e reforça que ela é capaz de “reverter” o diabetes — o que é falso, como explicado anteriormente.

“Fazer isso pode eliminar o diabetes 

 O único e original contra o diabetes”

– Textos em vídeos compartilhados no Facebook com link para site de vendas do Glico Vit

Falso

Como esclarecido anteriormente, não é possível “eliminar” o diabetes, já que a doença é apenas controlável e, para isso, são necessários cuidados com alimentação e controle do peso. 

Anvisa informou que o Glico Vit não é um medicamento com registro. O órgão esclareceu que suplementos alimentares não podem prometer qualquer tipo de efeito terapêutico contra o diabetes. 

Chegou a hora de combater de verdade o açúcar no sangue e viver uma vida plena e saudável (…)

Controla a diabete

Melhora a imunidade

Acaba com Picos de Insulina

90 dias de Garantia Clique em saiba e confira nossa oferta da semana.

– Trecho de legenda em vídeo com link para o site de venda do Gota Q10, que, até 14h do dia 19 de maio de 2023, havia sido visualizado por 7 mil usuários no Facebook

Falso

O Gota Q10 não tem registro como medicamento na Anvisa. O órgão explica que somente medicamentos aprovados podem oferecer tratamento contra doenças, já que sua aprovação depende da apresentação de testes clínicos que confirmem a eficácia e segurança dessas substâncias. 

Além disso, as publicações levam para um site com um vídeo, de mais de 40 minutos, em que um suposto médico informa que a substância pode “reverter” o diabetes, o que também é falso. Como explicado anteriormente, o diabetes é apenas controlável, não curável.

Diabetes tem cura, sim (…) Conheça agora o poderoso antidiabético com a capacidade de deixar a sua glicose abaixo de cem”

– Trecho de falas em vídeo com link para site de vendas do Insulgota

Falso

Conforme explicado anteriormente, o diabetes não tem cura. A doença é apenas controlável— o que significa que, mesmo que um diabético esteja em uma situação controlada, ele pode voltar a apresentar aumento dos níveis de glicose no sangue dependendo de hábitos como peso e alimentação. Além disso, o Insulgota não tem registro como medicamento na Anvisa

Para convencer possíveis compradores, os golpistas utilizam supostas reportagens, publicadas em sites de veículos como CNN Brasil e G1, com informações sobre os efeitos do produto. Na realidade, nenhuma delas foi publicada nos veículos mencionados.

“GotaVita 

Novo tratamento natural avançado em gotas (…)

GotaVita a combinação exclusiva que auxilia no controle do açúcar no sangue 

– Ajuda reduzir a absorção de açúcar.

– Sem Contraindicações

– Benefícios para o coração e vaso sanguíneos

– Ajuda a prevenir problemas relacionados à visão

– Absorve melhor do que a cápsula

Aprovado pela Anvisa”

– Legenda em vídeo com link para o site de vendas do GotaVita, que, até 16h do dia 19 de maio de 2023, havia sido visualizado por 97 mil usuários no Facebook

Falso

O GotaVita não tem registro na Anvisa e, portanto, não é “aprovado” pelo órgão. A agência não é responsável por registrar ou avaliar suplementos alimentares, que não podem ser vendidos com a promessa de terem efeitos terapêuticos contra doenças.

“Um suplemento alimentar não pode conter ou alegar qualquer finalidade medicamentosa ou terapêutica, cumprindo apenas as finalidades metabólica ou fisiológicas da substância que fornece. Somente medicamentos podem alegar ação terapêutica e para isso é necessário comprovar os resultados e eficácia e segurança por meio de estudos clínicos e outros requisitos técnicos”, explica a Anvisa.

“A poderosa fórmula no combate a diabetes 

Com Lax Q10, você poderá conquistar sua liberdade:

-Regula os níveis de açúcar no sangue

-mantém a imunidade alta

-reduz a glicemia

-evita problemas oculares 

-energia renovadas

-ajuda a controlar a diabetes 

Aprovado pela Anvisa

Método natural”

– Texto em imagem compartilhada nas redes.

Falso

Na realidade, o produto também não é “aprovado” pela Anvisa, já que não tem registro como medicamento no órgão. Portanto, não é possível confirmar sua eficácia ou segurança no tratamento do diabetes.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste