Ponte entre Batalha e Esperantina caiu devido às fortes chuvas? COAMOS

Publicado originalmente em Coar Notícias. Para acessar, clique aqui.

Por Marta Alencar

Etiqueta: SE FAZ (Mentira)

Devido ao Dia da Mentira comemorado no dia 1º de Abril, uma informação falsa sobre a ponte que liga os municípios de Esperantina a Batalha, a 143 km de Teresina, localizada na rodovia PI-117, começou a circular em grupos de WhatsApp dos moradores de Batalha. O conteúdo informa enganosamente que a ponte teria desabado por causa das fortes chuvas no Piauí. Convém ressaltar que a informação foi checada primeiramente pelo parceiro da COARDiário de Caraíbas, em Batalha.

O primeiro passo da COAR foi checar a fonte informada no conteúdo. Segundo a imagem, a fonte informada é o site Maraton News. No entanto esse site não existe. Há uma revista mexicana com um nome semelhante e que se chama MarathoNews. A revista esportiva existe há mais de 21 anos e é focada em corridas de rua e maratonas. A revista mexicana não publica conteúdos desse tipo.

O segundo passo da COAR foi verificar a imagem. A COAR analisou por meio do Google Lens, que identificou que a imagem não é do Piauí, mas sim referente ao estado do Amazonas, e é um frame de uma reportagem de 2022. A imagem é referente ao acontecimento registrado pelo G1 (Portal de Notícias da Globo), onde três pessoas morreram devido o desabamento de uma ponte.

Convém acrescentar que em 2016, a ponte que liga os municípios de Esperantina a Batalha, desabou. Na época, a estrutura não tinha qualquer sustentação e apresentava risco visível de cair. Os sinais de fragilidade teriam sido provocados por razão da erosão que acelerou após as chuvas na madrugada.

A COAR ressalta que ao receber uma mensagem duvidosa, desconfie e não forneça seus dados antes de ter certeza de que é verdadeira. Qualquer dúvida nos contate pelo WhatsApp, Telegram ou pelo nosso e-mail coarnews@gmail.com ou mesmo pelo Instagram (@coarnoticias).

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste