É falso que Lula foi chamado de ‘vagabundo’ por enfermeiros em evento no Recife

Publicado originalmente em Agência Lupa por Evelyn Fagundes. Para acessar, clique aqui.

Circula nas redes sociais um vídeo em que dezenas de pessoas estão em uma arquibancada chamando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de “vagabundo”. De acordo com a legenda, os manifestantes seriam enfermeiros reivindicando a implementação do piso salarial da categoria. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

Enfermagem no Brasil odeiam o nove dedos

– Legenda do post publicado no Facebook que, até às 19h do dia 3 de abril de 2023, havia sido visualizado por quase 500 mil usuários da rede.

Falso

A informação analisada pela Lupa é falsa. Trata-se de uma manipulação do vídeo original, que foi gravado durante o evento de relançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no Recife (PE) em 22 de março. No trecho que circula nas redes, professores municipais gritavam “João Campos, pague o piso”, em referência ao prefeito da capital pernambucana filiado ao PSB. Não há gritos de “vagabundo” na gravação original.

Nas imagens, originalmente transmitidas pela TV Brasil e replicadas pela Jovem Pan News, é possível observar a presença de pessoas utilizando camisetas vermelhas de uma campanha do Sindicato dos Professores da Rede Municipal do Recife (Simpere). “Prefeito, cumpra a lei! Pague o piso na carreira! 14,95% já!”, diz a mensagem estampada.

Em nota encaminhada à Lupa, o Simpere confirmou que as palavras de ordem foram direcionadas ao prefeito João Campos, e não a Lula. “João Campos pague o piso na carreira! Essa foi a nossa manifestação, visto que o prefeito se recusa a aplicar o piso a todos professores e professoras”, declarou a entidade.

Reportagem publicada pelo jornal Diário de Pernambuco também registrou as vaias direcionadas a Campos — e não a Lula, que foi “ovacionado” pelos presentes, segundo o texto. “O prefeito do Recife, João Campos (PSB), foi convidado a discursar, embora tenha sido interrompido em vários momentos por vaias dos sindicatos dos profissionais da educação e da enfermagem”, diz a matéria.

Ainda durante o evento, Campos saudou os sindicatos e disse que está disponível para conversar com os trabalhadores. “A luta de vocês é a nossa luta. A nossa prefeitura está aberta ao diálogo e vai tratar na mesa de negociação com respeito a todas as entidades”, afirmou o prefeito. 

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste