“PLATAFORMAS, ALGORITMOS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL” É O TEMA DE ABERTURA DO SEMESTRE DO PPGCOM/UFJF

Publicado originalmente em PPGCOM/UFJF. Para acessar, clique aqui.

Aula inaugural do professor Carlos D´Andrea (UFMG) acontece no dia 25 de março na Facom/UFJF

Na semana de abertura do semestre letivo 2024/1, o PPGCOM/UFJF recebe como convidado o prof. Dr. Carlos D´Andrea (UFMG), que dará a aula inaugural do programa, com o tema “Plataformas, algoritmos, inteligência artificial: desafios transdisciplinares na comunicação”. A aula será realizada de forma presencial, na próxima segunda-feira, 25 de março, após a cerimônia de abertura, às 14h30, no anfiteatro da Faculdade de Comunicação da UFJF. O evento  é gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrições prévias para a participação, voltado em especial a pesquisadores, docentes e discentes da graduação e da pós-graduação. Haverá lista de presença e emissão de certificados.

A aula inaugural abre a semana de boas-vindas do PPGCOM, que contará, ainda, com o lançamento de dois livros de docentes do programa: “Mediações algorítmicas: articulação entre as dimensões simbólicas e materiais das tecnologias digitais”, de autoria da prof.ª Dr.ª Kérley Winques (UFJF), e “Modo de Existência Algorítmico: da verdade como imagem à imagem como verdade”, escrito pelo prof. Dr. Eli Borges Júnior (UFJF).

Evento terá ainda palestra com professor Mario Pireddu

No dia 26, terça-feira, a partir das 14h, a programação é online, com a palestra internacional sobre “Algoritmos: o software cultural que rege nossas vidas”, com o prof. Dr. Mario Pireddu, da Università degli Studi della Tuscia, na Itália. A transmissão será ao vivo, no canal do PPGCOM/UFJF no Youtube, com a possibilidade de interação simultânea pelo chat da plataforma, por onde os participantes podem enviar perguntas e comentários.

“Teremos uma programação especial de abertura do semestre, em torno de temática extremamente relevante e atual, com convidados de referência no campo da Comunicação. O diálogo com pesquisadores nacionais e internacionais é uma meta permanente do programa, que estimula e enriquece a produção de conhecimento nas pesquisas feitas por docentes e discentes”, afirma a professora Drª Cláudia Thomé, coordenadora do PPGCOM, que está na organização do evento junto com a professora Drª Kérley Winques e o professor Dr Eli Borges, com participação especial de discentes do programa, no apoio à organização, divulgação e cobertura.

Sobre os convidados

Carlos D’Andréa  é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM/UFMG) e professor associado do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais. É pesquisador Nível 2 do CNPq. Coordenador do grupo de pesquisa R-EST – estudos redes sociotécnicas, editor da revista Dispositiva (desde 2022) e coordenador GT Materialidades Digitais e Práticas Comunicacionais da Compós (2023-2025). Na UFMG, integra grupo de pesquisa interdisciplinar sobre Sustentabilidade (IEAT/UFMG, 2023) e o corpo docente da Formação Transversal em Divulgação Científica e dos cursos de especialização em Linguagem, Tecnologia e Educação (LTE) e Comunicação Pública da Ciência (Amerek). Em 2017/2018, foi pesquisador visitante no Departamento de Media Studies da Universidade de Amsterdam, na Holanda (bolsa CAPES). Temas de interesse: Plataformas; Mídias Sociais; Métodos digitais; Datificação; Ciência, Esporte e controvérsias; Jornalismo contemporâneo. Jornalista graduado pela UFMG, doutor em Linguística Aplicada pelo PosLin/UFMG (linha Linguagem e Tecnologia), mestre em Ciência da Informação pela ECI/UFMG e especialista em Gestão Estratégica da Informação. 

Mario Pireddu é Professor Associado de Tecnologias para a Educação e Aprendizagem em Rede e Gestão do Conhecimento no Departamento de Humanidades, Comunicação e Turismo da Universidade de Tuscia (Itália), onde é Delegado do Reitor para a Inovação Didática e Comunicação Universitária, e Diretor do Curso de Especialização em Atividades de Apoio Educativo. Ocupa-se da relação entre comunicação e formas de aprendizagem, escolas e ambientes de aprendizagem, e é membro de numerosos grupos de investigação italianos e internacionais. Para o Plano Nacional Italiano da Escola Digital, foi responsável pela formação de Animadores Digitais e Gestores Escolares na Região do Lácio. Foi membro do comité técnico-científico do Ministério da Educação para a aplicação da Lei da Educação Cívica com destaque para a educação sobre a cidadania digital. Colabora com a RAI, a televisão pública italiana, em questões relacionadas com a educação digital. As suas publicações incluem:  Algoritmi. Il software culturale che regge le nostre vite (LSE, 2017); História e pedagogia nos media (Annablume, 2013, com R. Maragliano), Social Learning. Le forme comunicative dell’apprendimento  (Guerini, 2014).

Programação:

Dia 25 de março
14h30 — Abertura do evento, seguida da aula inaugural “Plataformas, algoritmos, inteligência artificial: desafios transdisciplinares na comunicação” – prof. Dr. Carlos D’Andrea, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Local Anfiteatro da Faculdade de Comunicação da UFJF

16h30 — Lançamento de livros 

“Mediações algorítmicas: articulação entre as dimensões simbólicas e materiais das tecnologias digitais”, de autoria da professora Drª Kérley Winques (PPGCOM/UFJF)

“Modo de Existência Algorítmico: da verdade como imagem à imagem como verdade”, de autoria do professor Dr. Eli Borges Júnior (PPGCOM/UFJF). 

Local Espaço da Biblioteca da Faculdade de Comunicação da UFJF

Dia 26 de março

14h — “Algoritmos: o software cultural que rege nossas vidas” – Palestrante Prof. Dr. Mario Pireddu, da Università degli Studi della Tuscia (Itália) — Canal do YouTube do PPGCOM/UFJF 

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google
Language »
Fonte
Contraste