PESQUISAS EM PLATAFORMAS DIGITAIS – OS CAMINHOS E AS DIFICULDADES

Por Ana Regina Rêgo. Também disponível em Jornal O Dia e Portal Acesse Piauí

Na atualidade a compreensão e interpretação do mundo em que vivemos passa pela vida plataformizada e, portanto, necessita de investigações científicas no lócus desse novo modo de existir que são as plataformas digitais. Vale ponderar que as plataformas são estruturas cujas arquiteturas negociais possibilitam a conexão entre oferta e procura nos mais diversos níveis, contudo, o eixo desse processo negocial em que o ser humano é produto e consumidor ao mesmo tempo, se estrutura em torno da atenção, do controle e da recompensa dos usuários. 

Os pesquisadores ao realizarem investigações das mais distintas naturezas, nas plataformas necessitam cumprir algumas exigências e atentar para os passos que podem facilitar ou dificultar esse processo. 

No final de 2022 o TikTok começou a testar a sua API de pesquisa, já o Twitter na era Elon Musk cancelou recentemente o acesso gratuito à sua API, enquanto o YouTube Researcher Program API (2023) foi recentemente lançado e o Meta CrowdTangle API está disponível para pesquisadores já há algum tempo.

No geral, as plataformas pedem que os pesquisadores descrevam seu projeto de pesquisa e como planejam usar os dados da API. A quantidade de informações solicitadas varia de acordo com a plataforma, às vezes muito: o aplicativo Twitter API, por exemplo,  requer uma resposta mínima de 200 caracteres por pergunta e o aplicativo TikTok API também requer uma resposta mínima de 200 palavras por pergunta. Já o Meta CrowdTangle pede uma resposta de um parágrafo. Os detalhes sobre questões de pesquisa, métodos específicos e o uso pretendido de tipos específicos de dados (por exemplo, casos de uso confidenciais, dados de localização) variam de acordo com a plataforma. O Twitter e o TikTok têm os questionários mais detalhados para os pesquisadores preencherem sobre seu plano de pesquisa.

De acordo com Emma Lurie, pesquisadora da Universidade de Stanford, algumas  plataformas pedem aos pesquisadores que forneçam detalhes sobre as categorias que pretendem trabalhar, enquanto outras exigem que os pesquisadores que acessam a API concordem com as políticas padrão da plataforma.

As políticas de atualização e remoção de dados referem-se à frequência com que os pesquisadores removem o conteúdo coletado da API que não está mais disponível na plataforma. Às vezes, esse conteúdo foi retirado pela plataforma e outras vezes pode ter sido removido pelo próprio usuário. As políticas de atualização de dados da plataforma variam. O TikTok exige uma “atualização” a cada 15 dias, o YouTube exige uma atualização a cada 30 dias e o Twitter exige que sejam feitos “todos os esforços razoáveis” para identificar o conteúdo que foi retirado ou uma linguagem de “solicitação por escrito”. Essas políticas protegem o direito dos usuários de serem esquecidos e dificultam muito a pesquisa de moderação de conteúdo compatível com a plataforma.

As políticas de retenção de dados referem-se às expectativas sobre quanto tempo os pesquisadores manterão o controle sobre os dados da API. Instituições específicas e locais de publicação têm requisitos que podem contradizer as expectativas da plataforma para essas regras. Por exemplo, o IRB de Stanford exige o arquivamento dos dados do projeto por no mínimo três anos após a conclusão do projeto final. Os aplicativos da API do pesquisador geralmente enquadram a retenção de dados como uma pergunta (por exemplo, o YouTube pergunta “Por quanto tempo você armazena os dados da API do YouTube?”) em vez de exigir um termo de retenção de dados específico. No entanto, para cumprir as políticas de atualização de dados, os pesquisadores não podem reter o conteúdo que foi retirado das plataformas.

As plataformas pedem aos pesquisadores ou prescrevem para pesquisadores plataformas de compartilhamento de dados de terceiros. Algumas plataformas permitem que os pesquisadores compartilhem com determinados colaboradores em um aplicativo separado, outras, como o YouTube, proíbem o compartilhamento de dados por terceiros. Os pesquisadores levantaram preocupações de que limitar o compartilhamento de dados dificulta a replicabilidade e os princípios da ciência aberta. O Twitter tenta encontrar os pesquisadores no meio do caminho, aconselhando que compartilhar identificadores de tweets em vez de todos os dados associados a um tweet é uma forma de garantir que pesquisadores qualificados possam replicar pesquisas enquanto limitam os danos à privacidade.

Todas as plataformas têm um idioma específico que limita o compartilhamento de dados da plataforma com governos, a menos que seja legalmente obrigatório (e, nesse caso, notificando as plataformas sobre o compartilhamento). O CrowdTangle da Meta proíbe o compartilhamento de dados brutos com funcionários do governo, mas permite o compartilhamento dos resultados. O Twitter e o YouTube exigem que os pesquisadores divulguem e atualizem qualquer compartilhamento de dados do governo que ocorra. Embora o TikTok tenha estipulações sobre o compartilhamento de dados de terceiros, nenhuma política específica é feita em relação a entidades afiliadas ao governo.

Algumas plataformas também possuem uma linguagem que proíbe a mistura de dados da plataforma com outras fontes de dados. Às vezes, essas políticas restringem conjuntos de dados específicos (por exemplo, os pesquisadores do TikTok não podem extrair dados da plataforma e combiná-los com dados da API) e, às vezes, restringem análises específicas com conjuntos de dados misturados.

A maioria das plataformas possui políticas que regem a confidencialidade dos dados da API de pesquisa da plataforma. Muitas vezes, essas políticas estão em termos de serviço da API do desenvolvedor mais gerais, vinculados aos termos de serviço da API do pesquisador.

No geral, os pesquisadores que utilizam APIs de plataforma procuram responder a uma ampla gama de perguntas, incluindo perguntas sobre pessoas, a interação de plataformas e pessoas e o comportamento das próprias plataformas. Algumas dessas questões de pesquisa visam melhorar nossa compreensão de tópicos socialmente importantes, como saúde mental, polarização política e discriminação racial. Os pesquisadores devem poder acessar legalmente os dados que promovem essas questões importantes.

Para Emma Lurie é importante que pesquisadores desenvolvam ferramentas de pesquisa próprias a fim de que não fiquem à mercê das plataformas e suas restrições que muitas vezes contrariam o princípio de uma ciência aberta.

Com informações de: https://techpolicy.press/comparing-platform-research-api-requirements/

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste