Performance com vela no ânus não usou Lei Rouanet nem foi feita no Brasil

Publicado originalmente em Agência Lupa por Carol Macário. Para acessar, clique aqui.

Circula pelas redes sociais o vídeo de uma performance na qual um artista equilibra uma vela entre as nádegas enquanto é puxado com cordas por um tablado por outras duas pessoas. A legenda sugere que a apresentação foi viabilizada com a Lei Rouanet e que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estaria tirando dinheiro da comida de crianças para pagar esse tipo de apresentação. É falso.

Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação?:

“Você trabalha feito a desgraça, tem parte de seu salário descontado pelo governo, se mata para educar e alimentar seus filhos e até netos, mas no fim vê o governo petista do psicopata do Lula liberar dinheiro de nossos impostos via Lei Rouanet a vagabundagem dizendo que é arte. Dinheiro público para vê um vagabundo com uma vela no cú dizendo que é bolo de aniversário. Tirar dinheiro da boca dos meus filhos para dar a ladrões em Brasília e a um cara com vela no cú. É foda!

– Legenda de vídeo que circula no WhatsApp

Falso

A performance que aparece no vídeo não ocorreu no Brasil nem foi realizada por qualquer artista ou companhia brasileira. Também não foi viabilizada com recursos oriundos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet.

Uma busca reversa de cenas do vídeo mostra que a performance foi criada por uma companhia artística chamada Young Boy Dancing Group (YBDG), sediada na cidade de Zurique, na Suíça — e não no Brasil. O diretor do grupo é o artista suíço Manuel Scheiwiller. Não há qualquer informação pública sobre uma turnê recente desse grupo pelo Brasil

Na pesquisa de imagens da gravação também é possível identificar portais de notícias estrangeiros que usaram as cenas da performance para divulgar a agenda ou relatar as polêmicas envolvendo essa companhia de dança. É o caso do jornal turco OdaTV, que em março de 2023 publicou uma notícia sobre as controvérsias envolvendo a apresentação. 

No canal no YouTube do YBDG é possível assistir a um vídeo desse espetáculo apresentado em um festival de artes na Suécia.  

Consulta no Portal de Visualização do Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura, o Versalic, confirmou que não existe nenhum projeto que captou ou está em captação de recursos oriundos desse mecanismo de incentivo que tenha o YBDG como proponente ou fornecedor

Em junho de 2022, outro vídeo gravado pelo mesmo grupo circulou com uma legenda enganosa e foi desmentido pela LupaAs imagens mostravam pessoas dançando com lanternas lasers presas no ânus, e a legenda dizia se tratar de um trabalho de sociologia e filosofia de vida apresentado por alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro – o que era falso. 

Esse conteúdo também foi verificado pelo Boatos.org.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google
Language »
Fonte
Contraste