Publicado em Observatório de Comunicação Pública – OBCOMP. Para acessar, clique aqui.
Crédito da foto: Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil
Está em curso a criação de um Grupo de Trabalho para discutir a participação social na comunicação pública. O GT será formado por três integrantes da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, três integrantes da diretoria da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), três representantes do antigo Conselho Curador da empresa e três representantes das entidades representativas dos trabalhadores.
O anúncio da criação do conselho aconteceu a partir de reunião entre o ministro da Secom, Paulo Pimenta, o presidente da EBC, Jean Lima, e integrantes do extinto Conselho Curador da emissora, que deixou de existir em 2016 por medida provisória do ex-presidente Michel Temer. O resultado foi o desmonte das políticas de Comunicação Pública brasileira no que se refere à participação da sociedade civil na EBC.
O funcionamento do GT será direcionado pelo diálogo entre Secom, EBC e representantes dos trabalhadores com o objetivo de debater a participação social, definir diretrizes e propor medidas para o aprimoramento da Comunicação Pública. A proposta dos participantes é garantir que a EBC tenha seu caráter público preservado, como participação social na produção de conteúdos.
Com informações da Agência Brasil.