Organização lança guia metodológico de Direitos Humanos e Educomunicação

Publicado originalmente em ABPEDUCOM. Para acessar, clique aqui.

Cipó Comunicação Interativa lançou, em dezembro de 2021, o primeiro volume do Guia Conectando Direitos, um e-book com metodologias em Direitos Humanos e Educomunicação. A publicação é fruto de cinco anos de trabalho da organização com o Projeto de Comunicação para a Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes, feito em parceria com escolas públicas do Ensino Fundamental na cidade de Salvador (BA).

O guia convida educadores a inserirem a temática dos Direitos Humanos em suas práticas pedagógicas. A obra reúne experiências promovidas no formato presencial entre a Cipó e os Colégios Estaduais Alfredo Magalhães e Carlos Santana I. Dentre as ações registradas, há oficinas de projeto de vida, rede de atenção e cuidado, diálogo entre escola e comunidade com escutas qualificadas que incluem alunos, famílias, coordenação pedagógica, professores e funcionários.

Ao longo dos capítulos, também são apresentadas atuações interdisciplinares no combate ao racismo estrutural, machismo, violência doméstica e agressões verbais e físicas no ambiente escolar. A partir de intervenções sociais em Educomunicação da Cipó, são salientadas metodologias que, além de promover a consciência de direitos, conduzem o público infantojuvenil para a autoexpressão, o exercício do pensamento crítico e a produção de conteúdos de forma ética. Outra reflexão abordada no e-book é a importância da democratização do acesso à comunicação na educação, sobretudo no contexto pandêmico, caracterizado pela alta exclusão de estudantes sem acesso às aulas remotas. 

O Guia Conectando Direitos está disponível para download gratuito no site da Cipó.

Organização foi integrante da Rede CEP

A Cipó Comunicação Interativa foi fundada na Bahia em 1999 por uma equipe de comunicadores e desde então atua em defesa dos direitos do público infantojuvenil. A missão da rede é a criação e implementação de práticas mobilizadoras de comunicação, educação e cultura em prol do desenvolvimento comunitário e da participação social e política de crianças, adolescentes e jovens de segmentos menos favorecidos.

Na década de 2000, a Cipó integrou a Rede CEP (Rede de Comunicação, Educação e Participação), fundada em setembro de 2004 com a missão de criar políticas públicas para que a Educomunicação fosse incorporada no currículo de ensino das escolas públicas brasileiras. A rede era formada por 10 organizações não governamentais e o centro de pesquisa universitário NCE/USP (Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo), pioneiros no desenvolvimento de programas de produção de mídia por jovens nas cinco regiões geográficas brasileiras.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste