objETHOS comemora 13 anos com seminário internacional e e-book sobre transparência

Publicado originalmente em objETHOS. Para acessar, clique aqui.

Observatório da Ética Jornalística – objETHOS chega aos 13 anos na próxima segunda-feira, 5 de setembro, e celebra a data com o seminário internacional “Jornalismo, ética e cidadania”. O evento terá a participação dos pesquisadores Adriana Amado, da Universidad Argentina de la Empresa (UADE), e Juan Carlos Suarez Villegas, da Universidad de Sevilla (US). A programação ocorre no auditório do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC),  a partir das 14h. As inscrições serão por ordem de chegada e as vagas são limitadas. 

No mesmo dia, integrando as comemorações do aniversário, será lançado o e-book “Transparência Jornalística – O que é e como se faz?”. A publicação reúne textos de pesquisadores do grupo e foi desenvolvida a partir do projeto “Transparência no jornalismo: valor ético, compromisso público e desafio prático para profissionais e a indústria”, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) entre 2019 e 2022.

Após dois anos de pandemia de Covid-19, este é o primeiro evento presencial realizado pelo objETHOS. Uma oportunidade para estudantes, pesquisadores, professores e profissionais da área debaterem temas fundamentais do jornalismo contemporâneo, que vive um contexto especialmente desafiador no Brasil, com ataques constantes a profissionais e meios de comunicação, desinformação, precarização do trabalho, desconfiança das audiências e crise econômica. Para o professor Rogério Christofoletti, um dos fundadores do projeto, o seminário é uma ocasião para discutirmos os rumos da cidadania brasileira, justamente num momento importante como o da campanha eleitoral. “Nas democracias, cidadãs e cidadãos precisam estar bem informados para tomar suas decisões. Debater como o jornalismo ajuda nesse processo é um dos nossos objetivos no evento”.

Programação

O seminário internacional “Jornalismo, ética e cidadania” inicia às 14h, com a conferência “Las metáforas del periodismo”, ministrada pela professora argentina Adriana Amado, que participa virtualmente. A convidada integra a equipe de investigação da rede mundial de estudos de jornalismo Worlds of Journalism, dirige a ONG Infociudadana e faz parte da diretoria do Poder Ciudadano, capítulo argentino da Transparência Internacional. A mediação será do presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), professor Samuel Pantoja Lima, que também é um dos coordenadores do objETHOS.

Adriana Amado trabalha na divulgação de temas da comunicação pública e do jornalismo. Doutora em Ciências Sociais pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO) e bacharel em Letras pela Universidade de Buenos Aires (UBA), ela atua como docente em diversas instituições acadêmicas da América Latina. Atualmente, é pesquisadora da UADE.

A segunda conferência da programação será ministrada pelo professor Juan Carlos Suarez Villegas, catedrático de Jornalismo da Universidad de Sevilla. Ele vai refletir sobre o tema “Etica y Derecho a la Información de la ciudadania”, com a mediação do professor Rogério Christofoletti. Um dos principais nomes da pesquisa em ética da comunicação na Espanha, Villegas é autor de mais de dez livros e desenvolveu investigações acadêmicas em universidades da Inglaterra, Itália e Estados Unidos. Além disso, atua como membro de importantes órgãos de deontologia na Andaluzia, no sul espanhol.

Haverá emissão de certificado para os participantes. As inscrições serão por ordem de chegada, no local, e as vagas são limitadas à capacidade do auditório.

Transparência no jornalismo 

Como a transparência tem sido incorporada por profissionais e empresas jornalísticas? Quais os seus limites? De que forma é possível envolver o público nessa discussão?. A sétima publicação produzida pelo objETHOS, o e-book “Transparência Jornalística – O que é e como se faz?”, aponta caminhos para algumas dessas indagações. 

Dividido em sete capítulos, o livro digital traz reflexões de Álisson Coelho, Denise Becker, Juliana Naime Ferrari, Kalianny Bezerra e Rogério Christofoletti – pesquisadores do objETHOS que têm investigado o tema nos últimos anos em estudos de diversos níveis, com a produção de artigos, dissertações, teses e relatórios tratando do assunto. O objetivo da publicação é trazer um material consistente e acessível para subsidiar o debate público sobre a necessidade de adoção de mais transparência no jornalismo brasileiro.

O livro será lançado também no dia 5 de setembro e ficará disponível para download no site do objETHOS.

O objETHOS 

Com mais de 30 integrantes, o Observatório da Ética Jornalística (objETHOS) está vinculado ao Departamento de Jornalismo e ao Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR) da UFSC. Surgiu em 2009, e é uma iniciativa de pesquisa, acompanhamento e monitoramento da ética praticada por jornalistas e meios de informação. A equipe é formada por pesquisadores de cinco reconhecidas universidades brasileiras (UFSC, UFF, Feevale, UFPel e UFBA) e estudantes em nível de doutorado, mestrado e graduação.

O objETHOS desenvolve investigações sobre ética jornalística, crítica de mídia, identidade profissional, liberdade de imprensa, riscos ao jornalismo, novos modelos de negócio e de produção jornalística, mídia independente, e novas configurações do ecossistema informativo.

É membro da Rede Nacional de Observatórios da Imprensa (Renoi), Rede Lusófona pela Qualidade da Informação (RLQI), Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas, Coalizão Direitos na Rede (CDR) e Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD). Mantém parcerias e convênios de cooperação com a Red Ética Segura (Fundación Gabo, Colômbia), Ceis20 (Universidade de Coimbra, Portugal), Universidad Autónoma de Bucaramanga (Colômbia) e Observatório da Imprensa. 

SERVIÇO 

O quê: objETHOS 13 anos – Seminário internacional “Jornalismo, ética e cidadania” 
Com Adriana Amado (AR) e Juan Carlos Suarez Villegas (ES)
Quando: 5 de setembro de 2022, a partir das 14h 
Onde: Auditório Henrique Fontes, do Centro de Comunicação e Expressão – CCE da Universidade Federal de Santa Catarina, localizado no Campus Universitário Trindade.
> Inscrições por ordem de chegada. 
Seguindo o protocolo da Fase 3 estabelecido pelo plano de combate à Pandemia de Covid-19 da UFSC, o uso de máscara é obrigatório.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste