ObjETHOS apresenta pesquisas no Media Ethics 2023

Publicado originalmente em ObjETHOS. Para acessar, clique aqui.

Sete pesquisadores do Observatório da Ética Jornalística (objETHOS) participam da 7ª edição do Media Ethics Conference, congresso internacional de ética da comunicação, com sede em Sevilha (Espanha). O evento acontece de 14 a 17 de março, de forma híbrida, com os dois primeiros dias organizado em sessões online e os demais com atividades presenciais nas instalações da Facultad de Filosofía da Universidad de Sevilla.

A participação dos membros do grupo de pesquisa começa antes mesmo da abertura oficial. Na segunda, 13, o professor Rogério Christofoletti, um dos líderes do objETHOS, é um dos debatedores no painel Ética, Meios e Desafios Contemporâneos, patrocinado pela Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicacíon (Alaic) e a Red de Investigación y Transferencia en Comunicación (Intracom). Outros pesquisadores da Argentina, México, Espanha, Equador e Brasil também participam, com transmissão online e aberta a todos os públicos, bastando apenas se inscrever neste formulário para receber o link.

O Media Ethics 2023 começa pra valer na manhã de 14 de março com sessões temáticas online de comunicações científicas. Essas atividades podem ser acompanhadas pela internet nos links disponíveis na programação completa, mas há vagas limitadas.

Nossas pesquisas

No dia 15, as doutorandas Natália Huf e Raphaelle Batista apresentam o trabalho “Crítica de mídia no Brasil: uma discussão sobre o conceito e a práxis dos observatórios de imprensa”. Na mesma sessão, o mestrando Cesar Valente aborda “Os desafios éticos de um jornal popular”. 

No dia 16, o MediaEthics 2023 passa a ter caráter presencial e a conferência de abertura está a cargo de Silvio Waisbord, da George Washington University (EUA). Na parte da tarde, as doutorandas Kalianny Bezerra de Medeiros e Denise Bibiano Becker tratam da “Transparência jornalística em podcasts narrativos brasileiros” e a pesquisadora associada Janara Nicoletti discute a “Precarização do trabalho como um fator de vulnerabilidade da qualidade jornalística”. Ainda entre os trabalhos apresentados e debatidos presencialmente, Rogério Christofoletti e os colegas Carlos Camponez e João Miranda (ambos da Universidade de Coimbra, Portugal) compartilham resultados de um estudo comparativo sobre “Os valores dos códigos deontológicos do jornalismo no mundo lusófono”. Na sequência, Christofoletti ministra a conferência “Credibilidad Periodística en un mundo vulnerable y sin confianza”.

O Media Ethics Conference é realizado a cada dois anos e em 2023 envolveu a Universidad Complutense de Madrid, a Universidad Pompeu Fabra, de Barcelona, a Universidad de Sevilla, a Universidade Federal de Santa Catarina e a Universidad CEU Cardenal Herrera de Valência. Nesta edição, serão apresentadas pesquisas de 13 países, incluindo França, China e Inglaterra. Espanha e Brasil são os países com mais pesquisadores na programação.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste