OBCOMP promove oficinas remotas de Comunicação Pública

Publicado originalmente em Observatório de Comunicação Pública – OBCOMP. Para acessar, clique aqui.

Estão abertas as inscrições para as oficinas promovidas pelo Observatório de Comunicação Pública (OBCOMP) em seu núcleo no campus da UFSM-FW, sobre os conceitos de Comunicação Pública, sua aplicação no âmbito das universidades e a linguagem simples na comunicação do Direito. O evento será realizado nos dias 8 e 9 e 15 e 16/12, às 18h30min. Será gratuito e totalmente remoto, feito por Google Meet. 

O objetivo do evento é apresentar aos graduandos e graduandas de áreas distintas, bem como ao público fora da Universidade, discussões sobre as bases do conceito e da prática em Comunicação Pública, a partir da compreensão sobre a Universidade e sua missão social. Da mesma forma, na difusão do discurso jurídico de fácil acesso ao público em geral. 

A abertura das atividades acontecerá no dia 8 de dezembro com a apresentação de questões teóricas pela Profa. Dra. Fiorenza Carnielli, professora do Curso de Relações Públicas da UFRGS. A Profa. Fiorenza é Relações Públicas, pesquisadora do Núcleo de Comunicação Pública e Política (UFRGS) e integra a equipe de coordenação das ações do OBCOMP/UFRGS.

Dia 9 de dezembro, teremos a Profa. Dra. Jaqueline Kegler, que abordará o tema Comunicação Pública e Universidade, versando, especialmente, sobre as ações da UFSM. A Profa. Jaqueline foi integrante da Comissão Coordenadora da elaboração da Política de Comunicação da UFSM e coordenou a implantação da Unidade de Comunicação Integrada da UFSM, a Unicom.  

Na mesma noite, a Profa. Dra. Janaína Gomes falará sobre a comunicação pública no âmbito da comunicação e divulgação científica, apresentando as questões formais da comunicação científica na Universidade e o caso da Exposição dos 10 Anos da Revista Arco. A Profa. Janaína atuou como consultora do Portal de Periódicos da CAPES, importante repositório de comunicação científica brasileiro e pesquisou por 10 anos os sistemas de produção de conhecimento no Brasil e no Mundo. Atualmente integra a equipe de coordenação das ações do OBCOMP/UFRGS e coordena o projeto de extensão do OBCOMP: Núcleo UFSM-FW.

Nos dias 15 e 16 de dezembro, teremos a oficina Descomplicando a Comunicação no Direito: noções de Linguagem Simples, que será ministrada pelo membro do OBCOMP-FW, jornalista graduado pela UFSM-FW, e doutorando em Direito, servidor da Justiça Federal do RS, Patrick Meneghetti. A Linguagem Simples é uma forma de comunicação usada para transmitir informações de maneira simples, objetiva e inclusiva. Já uma comunicação é simples quando a pessoa que lê o documento ou escuta a mensagem, consegue entender o conteúdo de forma fácil, sem precisar reler o texto várias vezes ou pedir explicações para outra pessoa. 

Assim, a oficina, no primeiro dia, “conheça a linguagem simples”, é destinada à comunicadores e público em geral para que possam conhecer o que é a linguagem simples, qual a importância desse tema no setor público e por que é uma pauta inovadora. Já no segundo dia, “use a linguagem simples”, a oficina vai mostrar como aplicar na prática a Linguagem Simples. Para isso, será apresentada a metodologia de simplificação de documentos e realizada a sua aplicação em exercícios práticos.

MAIS INFORMAÇÕES

INSCRIÇÕES Via Google Formulários

O evento será desenvolvido de forma síncrona pelo Google Meet

Os dados de acesso serão fornecidos por e-mail no dia 8/12 até 17 horas

Certificados: até 75% de presença em todo o evento

Total de horas: 18 horas

Contato via e-mail: Janaína Gomes (jgomes@ufsm.br)

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste