OBCOMP participa do 2º Encontro da Rede Latino-Americana de Cátedras e Observatórios de Comunicação e Informação, Cultura e Desenvolvimento Social

Publicado originalmente em Observatório de Comunicação Pública. Para acessar, clique aqui.

As coordenadoras do Observatório de Comunicação Pública e Política (OBCOMP), Maria Helena Weber e Ana Javes Luz, participaram do 2º Encontro da Rede Latino-Americana de Cátedras e Observatórios de Comunicação e Informação, Cultura e Desenvolvimento Social, no dia 30 de junho, em plataforma virtual. 

Ao lado de representantes das cátedras e demais observatórios que compõem a Rede, as pesquisadoras apresentaram um relato sobre as atividades do OBCOMP que atendem aos compromissos assumidos na Carta Cidadã (AL21) – documento elaborado na primeira edição do evento, no ano passado.  

“O OBCOMP promove a difusão de conteúdos que compreendem a comunicação como um direito humano e um bem público determinante para o fortalecimento da democracia e da cidadania”, destacou Maria Helena Weber, que também salientou a transformação do observatório em projeto de extensão e a articulação entre UFRGS, UFSM, UFPel, UFSC e Sorbonne nas produções do OBCOMP. 

A vinculação institucional e o trabalho em rede também foram enfatizados por Ana Javes Luz. “Os três grandes eixos de ação do OBCOMP são o repositório acadêmico, com teses, dissertações, livros e artigos, o monitoramento de temas de interesse público, com notícias, pesquisas, campanhas e eventos, e o exercício de reflexão e crítica permanente”, sintetizou. 

O encontro foi aberto pela diretora de Projetos do Intercom, Sônia Jaconi, e contou com a participação da presidente do Conselho Curador da INTERCOM, Margarida Kunsch, do vice-presidente da INTERCOM, Juliano Mendonça Domingues da Silva, e do diretor adjunto de Projetos da INTERCOM, Rodrigo Gabrioti de Lima. 

A conferência de abertura foi realizada pela professora Conceição Evaristo, futura titular da Cátedra Olavo Setúbal de Arte, Cultura e Ciência (IEA-USP). Ela abordou “o direito à produção de linguagem como busca de poder político”, o papel das rádios comunitárias durante a pandemia, a importância das bibliotecas escolares no acesso à leitura e a noção de “escrevivência”, relacionada à escrita de mulheres negras e ao direito das classes populares à produção literária.

Ao final do evento, foram propostas algumas atividades para a Rede no próximo ano, como a criação de sigla e identidade visual para o grupo, além da elaboração de uma publicação em formato e-book. 

A transmissão completa do evento pode ser conferida aqui.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste