Publicado originalmente em Observatório da Comunicação Pública – OBCOMP. Para acessar, clique aqui.
No próximo sábado (09 de outubro) ocorrerá a segunda edição do Encontro da Rede Latino-americana de Cátedras e Observatórios de Comunicação, Informação, Cultura e Desenvolvimento Social. Esse encontro faz parte do encerramento do 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2021).
A iniciativa faz parte de uma articulação de mais de 27 entidades nacionais e internacionais que promovem o debate e a transferência de conhecimento sobre práticas de comunicação e outros temas correlatos.
Nesse ano, o II Encontro Latino-americano de Cátedras e Observatórios lançará a Carta Cidadã AL-21: Comunicação para liberdade, democracia e bem-viver, um manifesto que abordará princípios sobre comunicação, liberdade, democracia e cidadania.
O OBCOMP estará representado pela sua coordenadora-executiva Ana Javes Luz na mesa “O monitoramento dos Observatórios sobre Liberdade e Cidadania na mídia latino-americana”, ao lado de Gissela Dávila (Ciespal), Marciano Venté (Ormic – Colômbia) e Maria Immacolata Vassallo de Lopes (Obitel-USP)
Confira a programação completa:
09 de outubro | 16h-18h | Auditório Frei Caneca
Coordenação: Sônia Jaconi (INTERCOM); Nair Prata (UFOP/INTERCOM); Rodrigo Gabrioti (ATHON/INTERCOM)
16h-16h20
Palestra de abertura
Tema: Resgatar o pensamento de Paulo Freire para os estudos e as práticas da Comunicação
Palestrante: Margarida M. Krohling Kunsch (USP)
16h20-17h10
Mesa 1 – O monitoramento dos Observatórios sobre Liberdade e Cidadania na mídia latinoamericana
Mediação: Eliane Mergulhão (UNIP)
Debatedores: Ana Javes Luz (Observatório da Comunicação Pública – UFRGS); Marciano Venté (ORMIC Colômbia) e Maria Immacolata Vassallo de Lopes (Obitel/USP)
17h10-18h
Mesa 2 – Comunicação, Liberdade e Cidadania: as Cátedras Latino-americanas como espaço de reflexão
Mediação: Sônia Jaconi (INTERCOM)
Debatedores: Tânia Hoff (Cátedra ESPM Maria Aparecida Baccega); Manuel Alexandre Guerrero (Cátedra Comunicación y Sociedad – México); Adalid Contreras Baspineiro (Cátedra Patria Grande Comunicación para la Integración – Equador/Bolívia)