Obcomp aponta temas silenciados nas edições de julho do Jornal da Universidade (JU)

Publicado originalmente em Observatório da Comunicação Pública – OBCOMP. Para acessar, clique aqui.

Com o título “Oportunidades perdidas e silêncios”, a coluna mensal do Observatório de Comunicação Pública (Obcomp) apontou a ausência de questões ligadas às universidades federais e à CPI da pandemia nas edições de julho do Jornal da Universidade (JU), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

De acordo com a análise, o JU não aborda a atual situação das universidades federais, que passam por dificuldades financeiras depois de cortes orçamentários, que afetam as contas básicas das instituições e, ao mesmo tempo, a sobrevivência de estudantes que fazem pesquisas de extrema relevância para o país.  

Além disso, outro tema de interesse público que não foi abordado é o trabalho da CPI da Pandemia, que está expondo verdades e mentiras relacionadas à responsabilidade do Governo Federal sobre a pandemia e a escândalos sobre a compra de vacinas. Embora o trabalho jornalístico da equipe do JU sempre obteve êxito nas escolhas das pautas sobre a pandemia, em relação à CPI, segundo a análise do Obcomp, a ausência editorial, considerando que o país tem mais de meio milhão de mortos, é de difícil compreensão. 

Para o Observatório, em função de ser um jornal universitário, o JU tem a possibilidade de oferecer um conteúdo diferenciado, vinculado a análises aprofundadas em que os conhecimentos produzidos na Universidade estejam a favor da compreensão de uma realidade tão complexa. 

Por fim, o Obcomp desafiou o JU para que ofereça análises aprofundadas na retomada da CPI, uma vez que tem as ferramentas necessárias para mobilizar as diferentes leituras de acontecimentos segundo os conhecimentos que circulam na Universidade. O que ressaltaria seu posicionamento editorial, focado no compromisso por meio da qualificação da informação e do aprofundamento das reflexões que tocam a universidade e a sociedade.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste