No JN, Ciro Gomes erra dados sobre número de policiais no Brasil

Publicado originalmente em Âncora dos Fatos. Para acessar, clique aqui.

Ciro Gomes (PDT) foi o entrevistado na noite de terça-feira, 23, pelo Jornal Nacional (JN), na série de entrevistas com os candidatos à presidência da República. Durante a sabatina, ele teve como foco o seu projeto de governo, pautado em ampla reforma tributária e fiscal, a taxação de grandes fortunas; a conclusão da reforma da previdência; entre outros. Confira alguns dos momentos checados.

“O Brasil hoje vive a mais grave crise. São 33 milhões de pessoas que estão com fome (…)”

Foi divulgado em junho desse ano, o 2.º VIGISAN, o Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, o qual revelou que a quantidade de pessoas em situação de insegurança alimentar grave, ou seja, passando fome, praticamente dobrou em menos de dois anos. Esse contexto afeta 33,1 milhões de brasileiros.

“Hoje o Brasil tem metade da população passando fome”.

O IBGE estima que a população brasileira seja de 212,7 milhões em 2022, antes do Censo. O número de pessoas que passa fome no Brasil corresponde a 15,5% da população. São 14 milhões a mais de pessoas passando fome na comparação com o primeiro levantamento realizado em 2020.

“Eu fui governador do Ceará e o mais popular governador do Brasil”.

Em 1994, uma pesquisa Datafolha atribuiu a Ciro Gomes o mais alto índice de aprovação entre 12 governadores pesquisados. No levantamento, 74% dos entrevistados consideravam o governo de Ciro Gomes como ótimo ou bom.

“O Brasil tem 11,6 mil policiais apenas(…)”

De acordo com a Pesquisa Perfil das Instituições de Segurança Pública, em 2020, o Brasil contava com ao menos 480 mil policiais civis e militares na ativa.  A soma dos policiais militares na ativa em todo o país totalizava, em 2020, 385.883 pessoas, sendo 341.152 homens e 44.731 mulheres. Já o efetivo de policiais civis compreende a 94.418 agentes – 69.817 homens e 24.601 mulheres.

Confira a entrevista na íntegra no site do Jornal Nacional.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste