Ciro Gomes quer o fim da Igreja Católica? Confira

Publicado originalmente em Coar Notícias. Para acessar, clique aqui.

Por Marta Alencar

Onde foi publicado? Portal Conservador no Youtube

O candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, vem sendo alvo novamente de uma desinformação antiga, que o acusa de ser inimigo da Igreja Católica e de ser defensor do fim da moral da instituição religiosa. O vídeo vem sendo compartilhado no WhatsApp por meio de um link do canal intitulado Portal Conservador no Youtube, com 788 inscritos.

O conteúdo é FALSO e a COAR explica o porquê. O primeiro ponto da checagem da COAR foi analisar o vídeo. O vídeo compartilhado é de 26 segundos e apresenta apenas um corte pequeno do vídeo original, que é de 1 hora 43minutos e 50 segundos. O vídeo é de 14 de maio de 2017, onde Ciro Gomes, participou do debate Oxford, cujo tema foi “The Future of Politics and Democracy Post-Impeachment and Lava Jato”. O vídeo original foi publicado na página Progressista, com 166 mil inscritos. No evento, o candidato tinha apenas 15 minutos para manifestar sua opinião sobre o tema do debate.

Vídeo original publicado no canal Progressista e com mais de 144 mil visualizações

Outro ponto foi comparar as imagens no vídeo original com o vídeo propositadamente editado. A COAR analisou o fundo e verificou que o as imagens correspondem. E também ressalta que há outra participação de Ciro Gomes, no Fórum Brazil UK, mas de 25 de junho de 2022, em Oxford, onde apontou soluções para os problemas do Brasil. O vídeo de 2022 tem mais de 41 mil visualizações. Confira aqui.

Participação de Ciro Gomes em 2022

O terceiro ponto da checagem é que o trecho editado da declaração de Ciro exibida nas imagens em que ele diz: “eu não quero estatização, eu quero controle social e o fim da ilusão moralista católica. O fim da ilusão. A humanidade precisa de controle. Não adianta alguém imaginar que um anjo vingador vai descer do céu, vai estalar o chicote e resolver o problema nacional brasileiro. Não vai”. Todavia a declaração não está relacionada a Igreja Católica: o presidenciável do PDT comentava as diferenças na relação entre dinheiro e política nos países com formação protestante e católica.

No debate, Ciro comentava propostas para combater a corrupção no Brasil quando declarou “isso não vale de nada se a gente não resolver uma equação. Moral luterana, moral anglo-saxã: dinheiro é um dom de Deus”.

Ainda em sua explanação exibida no vídeo original, Ciro afirma: “a moral católica, que nós herdamos dos lusitanos, diz que é mais fácil um camelo passar num buraco de uma agulha do que um rico ganhar o reino dos céus. Então, você tem uma presunção moralista de que a relação entre política e dinheiro ela é fraudulenta, [visão essa que é a da] a média esmagadora da sociedade [brasileira], que não é trivial, é respeitabilíssima, e é a nossa formação”.

COAR acrescenta que Aos Fatos já havia checado o vídeo publicado no Facebook em 2018, o que alerta para o fato do conteúdo falso voltar a circular novamente como se fosse atual.

A COAR ressalta que ao receber uma mensagem duvidosa, desconfie e não forneça seus dados antes de ter certeza de que é verdadeira. Qualquer dúvida nos contate pelo WhatsAppTelegram ou pelo nosso email coarnews@gmail.com ou mesmo pelo Instagram (@coarnoticias).

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste