Mulheres em vídeo não reclamam de corte do Bolsa Família no governo Lula

Publicado originalmente em Agência Lupa por Gabriela Soares. Para acessar, clique aqui.

Circula nas redes sociais o vídeo de duas mulheres que relatam que elas e suas famílias estão passando fome. A publicação alega que ambas perderam o benefício do Bolsa Família durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O texto diz ainda que as imagens seriam de 6 de setembro de 2023. É falso. 

Por meio do ?projeto de verificação de notícias?, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa?:

“Você que fez o L. Vc é responsável diretamente pelo que vai ver agora.Bolsa Família! Famílias passam dificuldades após perder benefício6/setembro [2023]”

– Textos em vídeo que circula nas redes

Falso

O vídeo é antigo e foi tirado de contexto para parecer atual. A gravação original foi publicada em 9 de abril de 2021 no canal da organização não-governamental (ONG) Amigos do Bem no YouTube. A entidade desenvolve projetos de educação, geração de renda e iniciativas de acesso à água, moradia e saúde destinados a famílias do sertão nordestino. Ou seja, o conteúdo foi produzido durante o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL). É falso que haja qualquer relação com cortes de beneficiários do programa Bolsa Família que ocorreram este ano, no governo Lula.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google
Language »
Fonte
Contraste