Trabalho e Política em Coletivos de Jornalismo Alternativo será tema do próximo Debate da Ulepicc-Brasil

Publicado originalmente em ULEPICC-BR. Para acessar, clique aqui.

O Grupo de Trabalho de Economia Política do Jornalismo da Ulepicc-Brasil receberá os pesquisadores Samaria Andrade (UESPI) e Júlio Arantes (UFAL) para a live “Trabalho e Política em Coletivos de Jornalismo Alternativo”, que será mediada pelo coordenador nacional do GT, Carlos Figueiredo (UFS). A live acontecerá na próxima quinta-feira (28/09), às 19h30, no canal da Ulepicc-Brasil no Youtube.

Entre as questões a serem discutidas estão a realidade laboral dos trabalhadores da notícia em coletivos de jornalismo, a viabilidade financeira dessas iniciativas e o significado político do jornalismo alternativo.

Conheça os participantes convidados:

Júlio Arantes – Professor Adjunto do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas. Líder do grupo de pesquisa Crítica da Economia Política da Comunciação (Cepcom/Ufal – CNPq). Foi tesoureiro da Ulepicc-Brasil na gestão Avançar (2018-2020) e membro do conselho fiscal da gestão Avançar e Fortalecer (2020-2022). Desenvolve pesquisa com ênfase em economia política da comunicação, trabalho, linguagem e análise do discurso. Autor dos livros Trabalho e Autogestão na perspectiva da Comunicação (ed. Appris) e O Discurso da Democratização da Comunicação (Edufal). Atuou também como jornalista no Instituto Zumbi dos Palmares (sistema público de TV e Rádio de Alagoas) de 2004 a 2017.

Samaria Andrade – Doutora em Comunicação pela UnB (Universidade de Brasília), Mestra em Comunicação e graduada em Jornalismo pela UFPI (Universidade Federal do Piauí), Professora de Jornalismo da UESPI (Universidade Estadual do Piauí). Tem experiência na área de Comunicação e Educação com ênfase em Jornalismo e Trabalho, Teorias da Comunicação, Sociologia da Comunicação, Economia Política da Comunicação e Redação Jornalística. É autora do livro “Jornalismo em mutação: estudo sobre a produção de conteúdo na fase do capitalismo avançado” (EDUFPI, 2015). É Co-organizadora do livro “Entrevistas Revestrés” (QUIMERA, 2014). Tem diversos capítulos de livros e artigos publicados em anais de congressos de Comunicação, Jornalismo e Sociologia no Brasil, Canadá, Equador e Portugal. Coordenadora do grupo de Pesquisa Trampo: Trabalho e mídia: teoria e práxis noticiosa (UESPI/CNPq). Pesquisadora associada ao Grupo de Pesquisa COMUM – Comunicação, Economia Política e Diversidade, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação – PPGCOM da UFPI (UFPI/CNPq). Coordenou a Assessoria de Comunicação da UESPI (2014-2015). Coordenou o Curso de Jornalismo da UESPI (2021-2022). Presidiu o Núcleo Docente Estruturante e Colegiado do Curso de Jornalismo da UESPI (2021-2022). Jornalista, co-fundadora e membro do Conselho Editorial da Revista Revestrés. Colaboradora da Revista piauí.


Programação:

GT5 – Economia Política do Jornalismo

Debate: 28/09/2023 (Quinta-feira), 19h30

Participantes convidados: Júlio Arantes (UFAL), Samaria Andrade (UESPI)

Mediador: Carlos Figueiredo (UFS)

Local: Ulepicc-BR (Youtube)

Tema: Trabalho e Política em Coletivos de Jornalismo Alternativo

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google
Language »
Fonte
Contraste