Publicado originalmente em Coletivo Bereira por Rafely Camilo e Daniel Reis. Para acessar, clique aqui.
* Matéria atualizada em 03/06/2023 para correção de informações
No último 17 maio, a Igreja Assembleia de Deus Ministério do Brás (AdBras), em Itapevi (SP), liderada pelo pastor presidente Samuel Marques, recebeu a 16ª Conferência Internacional de Pastores e Ministros do Evangelho, com pregações do líder do Ministério de Santidade e Arrependimento, no Quênia, David Owuor. Dois dias depois, as mídias sociais viralizaram postagens com um vídeo da pregação do pastor Owour e informações de que o segundo dia de evento com o queniano teria sido cancelado. O motivo seriam “duras palavras proferidas” sobre a necessidade de as igrejas se separaram “da política e dos falsos profetas”.
Bereia recebeu de leitoras e leitores a sugestão de checagem do vídeo e da informação de que AdBras em Itapevi havia cancelado a conferência.
Imagem: reprodução do Twitter
A 16ª Conferência Internacional de Pastores e Ministros do Evangelho no Brasil
Bereia apurou que o evento intitulado 16ª Conferência Internacional de Pastores e Ministros do Evangelho tinha como objetivo reunir líderes e fiéis para ouvir o pastor queniano David Owuor,., Segundo a seção do Ministério de Santidade e Arrependimento no Brasil, o evento foi estabelecido porque “a partir de 2004, o Senhor o comissionou e ordenou que começasse a anunciar em todo o Mundo que o TEMPO ACABOU, e que a vinda do Messias é iminente!” A Conferência foi para acontecer entre 11 e 24 de maio no Brasil nas cidades de Brasília, São Paulo, São Luís e Imperatriz (MA).
As informações divulgadas no canal do Youtube do Ministério de Santidade e Arrependimento, o Repent Brasil sobre a Conferência afirmam que Owuor foi “chamado pessoalmente pelo próprio SENHOR DEUS, que se apresentou a ele na forma de uma Poderosa Nuvem de Glória em 2003 e com mais de 100 profecias fielmente cumpridas – como o Tsunami na Ásia (2004) e o terremoto no Haiti (2010) – Owuor ficou mundialmente conhecido como ‘‘O Profeta da Chuva’’ quando (em seis ocasiões e locais diferentes) orou ao SENHOR, e Ele lhe respondeu imediatamente com chuva”
Além do poder da chuva, as páginas e perfis do Ministério Santidade e Arrependimento afirmam que nas reuniões promovidas por Owuor, “aleijados se levantam e andam, cegos vêem, surdos ouvem e mudos começam a falar”.
David Owuer recebido pelo Governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB) em 11 de maio de 2023. Imagem: reprodução do Facebook
16° Conferência Internacional de Pastores e Líderes em Imperatriz (MA) em 23 de maio de 2023. Imagem: reprodução do Facebook
.
Owuor na Assembleia de Deus no Brás em Itapevi (SP), em 17 de maio de 2023. Imagem: reprodução do YouTube
A pregação do pastor Owuor na Assembleia de Deus foi transmitida pelo Youtube, realizada em inglês com tradução consecutiva para o português. Nela, ele menciona sonhos com lagartos saindo de pedras, de um grande avivamento que estaria por vir e da volta do Senhor Jesus. Disse que tinha um motivo especial para vir até São Paulo e fazer um alerta, pois “o Brasil deveria abandonar o pecado sexual, abandonar o homossexualismo”.
O pregador lembra que estava há alguns anos no Rio de Janeiro e avisou: “se vocês não se arrependerem, eu vejo milhões de mosquitos atacando os brasileiros, pois o Brasil deve abandonar o pecado sexual, abandonar o homossexualismo. O julgamento está chegando e se vocês não se arrependerem, eu vejo milhões de mosquitos atacando”. De acordo com David Owuor essa era a previsão do zika vírus. Ele disse também que profetizou sobre o coronavírus em 1 de dezembro de 2015.
Durante a apresentação, o pastor africano pediu que mostrassem um vídeo no qual fazia “paralíticos” andarem. “A igreja globalmente hoje é uma igreja conectada e é uma igreja moderna onde as mulher andam nuas e não são repreendidas e as igrejas também aceitam o homossexualismo. o homossexualismo é uma abominação”, ressaltou.
“Hoje um dos senadores falou comigo que entre cinco jovens, três são homossexuais e ele diz, os dois que restam, são simpatizantes. Brasil, arrependa-se, saia do pecado, eu vejo o juízo de Deus vindo. Sodoma e Gomorra. Hoje os direitos humanos entraram no púlpito e trouxeram isso para a igreja”, disse o pregador queniano.
No trecho que viralizou, e teria sido motivo do cancelamento do segundo dia do evento, o pastor David Owour diz: “A igreja no Brasil precisa se separar totalmente da política e focalizar na vinda do messias e preparar a nação para esta vinda. os governos vêm e vão mas o reino de deus dura para sempre a igreja no Brasil deve remover os falsos profetas das igrejas. profetas de dinheiro, profetas do mundo , profetas de profecias doces. corta a cabeça. corta a cabeça. estão mentindo para a igreja. precisamos preparar a nação para o reino de Deus. Devemos dizer que o homossexualismo é pecado. A igreja deve sair e pregar a verdade. Se não, se vocês têm medo de homens, ai de ti, Deus vai te julgar”
No vídeo é possível identificar pessoas da plateia entusiasmadas com a fala, aplaudindo de pé, e líderes que estavam no altar divididos, uns acompanhando a platéia, outros com expressões contidas.
Imagem: reprodução do YouTube
A Conferência em São Paulo, na Assembleia de Deus Brás Itapevi, aconteceria nos dias 17 e 18, mas no dia seguinte, a pregação de Owour aconteceu em outro local, a igreja Família Cristã Church na cidade de Hortolândia (SP).
Imagens: reprodução doTwitter
O Ministério de Arrependimento e Santidade divulgou, posteriormente, imagens de uma reunião em que líderes da Assembleia de Deus Brás Itapevi pediram desculpas pessoalmente ao pastor Owuor pela “interrupção” da sequência de suas pregaçõese m Itapevi. Segundo o grupo, a cidade teria ficado “mundialmente conhecida por desonrar o profeta”. Os líderes asseguram que este pedido de desculpas não era “político, mas sim religioso”.
Imagem: reprodução do Youtube
Organizadores da conferência consideraram a passagem de Owuor pelo Brasil como um sucesso:
Imagem: reprodução do Twitter
O Ministério de Arrependimento e Santidade
De acordo com o pesquisador da Universidade Eduardo Mondlane, em Moçambique, Etílio Simião Muchanga, o Ministério de Arrependimento e Santidade foi criado pelo líder carismático denominado “profeta” David Edward Owuor, no ano de 2004, no Quênia, seu país natal. Esta igreja constitui um dos novos movimentos religiosos derivados do Cristianismo.
A pesquisadora da Universidade Jaramogi Oginga Odinga Mildred Ndeda, no Quênia, redigiu a biografia do profeta David Owuor. Segundo ela, e o líder religioso nasceu em maio de 1966, em uma família vinculada à Igreja Anglicana. Owuor realizou estudos universitários na capital, Nairóbi, na área de Ciências, com doutorado em Bioquímica Genética. Posteriormente, se tornou professor e pesquisador da Universidade de Chicago (EUA) e da Universidade de Nova Jersey, onde atuou em atividades de pesquisa de medicamentos contra o câncer. Em 2003 declarou ter tido visões com um “chamado de Deus” e abandonou a carreira científica para se tornar pastor.
Ndeda relata que Owuor tentou se aproximar de alguns líderes cristãos nos Estados Unidos, mas nenhum disponibilizou-se como mentor. Foi então que ele decidiu retornar ao Quênia e fundou o Ministério de Arrependimento e Santidade, instituído em 2004. O movimento é fundamentado em uma teologia que prevê a vinda de Jesus Cristo como um evento prestes a acontecer para a salvação ou condenação dos indivíduos.
A pesquisadora queniana explica que a pregação de Owuor explora crises políticas, culturais, sociais e espirituais e oferece visões de mundo atrativas aos seus seguidores. Ndeda identifica que o movimento participa na reconstrução ideológica e de comportamentos dos seus seguidores no Quénia e em outros países, como é o caso de Moçambique, do Brasil, de Angola, de Uganda e da Coreia do Sul. No Brasil, o Ministério tem sede na Rua Santa Bárbara 1577, Vila Rica, Campo Grande (MS), com registro do CNPJ desde 2016.
***
Como Bereia verificou, postagens que circulam em mídias sociais sobre o segundo dia de conferências na Assembleia de Deus, com o pastor David Owour, em São Paulo, ter sido cancelado por oposição de líderes ao conteúdo, leva a crer que a igreja promovia o evento e, insatisfeita com o conteúdo do primeiro dia, cancelou a continuação no segundo. Bereia checou que o apelo em torno do ocorrido é enganoso. O evento não foi organizado pela Assembleia de de Deus do Brás em Itapevi. A igreja acolhia os encontros da 16ª Conferência Internacional de Pastores e Ministros do Evangelho no Brasil, previstos para os dias 17 e 18 de maio, em São Paulo. A promoção estava sob a responsabilidade do Ministério de Arrependimento e Santidade, liderado por David Owour, que tem presença no Brasil.
O evento ocorreu como planejado em 17 de maio, mas foi transferido de local no dia 18 de maio. Diferentemente do que foi planejado pela organização, a pregação do segundo dia de conferências acabou ocorrendo em outro local, na igreja Família Cristã Church, na cidade vizinha de Hortolândia (SP). Bereia apurou que líderes da AdBrás reuniram-se com Owour, posteriormente, para se desculparem pelo ocorrido, o que leva à conclusão de que a transferência ocorreu em contexto de tensão.
Não foi possível ao Bereia confirmar o que causou a situação. Porém, não houve o cancelamento da programação como explorado em mídias sociais. A agenda do pastor foi cumprida no Brasil da maneira prevista, segundo divulgação da organização, com o oferecimento de vídeos e fotos das apresentações.
Referências de checagem:
Igreja Assembleia de Deus Ministério do Brás https://www.adbras.com.br/s20/ Acesso em 23 MAI 2023
Ministério de Santidade e Arrependimento
https://www.repentandpreparetheway.org/ Acesso em 23 MAI 2023
16ª conferência internacional de pastores e ministros do evangelho
https://www.youtube.com/watch?v=nKkJd7NgW5c Acesso em 24 MAI 2023
Monografia. Papel da Igreja Ministério de Arrependimento e Santidade de Moçambique na reconfiguração da vida quotidiana dos seus membros
http://196.3.97.28/handle/123456789/2994 Acesso em 23 MAI 2023
Facebook.
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=550550075152679&id=151711858369838&_rdr Acesso em 23 MAI 2023
https://www.facebook.com/PastorMarcoFeliciano/posts/dr-david-owuor-em-visita-a-cidade-missionaria-profetiza-em-2015-sobre-avivamento/1043143372492348/?locale=pt_BR Acesso em 23 MAI 2023
Ndeda, Mildred. 2013. “The struggles of new movement in the Kenyan religious space: The case of repentance and holiness movement.” The east african review. Vol. 47: 33-56.
Parsitau, Damaris e Adrian Van Klinken. 2018. “Pentecostal intimacies: women and intimate citizenship in the ministry of repentance and holiness in Kenya”. Citizenship studies. Vol. 22 (6): 589-602.
Twitter.
https://twitter.com/choquei/status/1659772284045754368?t=mwlpePSHuXCsOBx1YMSy_w&s=19 Acesso em 02 JUN 2023
https://twitter.com/i/broadcasts/1ypKddvpANdKW Acesso em 02 JUN 2023
https://twitter.com/APortaDoCeu Acesso em 02 JUN 2023
Youtube.
https://www.youtube.com/watch?v=nKkJd7NgW5c Acesso em 02 JUN 2023
https://www.youtube.com/watch?v=DoiC9hqcnzo Acesso em 02 JUN 2023
https://www.youtube.com/watch?v=Ji4S2rNc-T4 Acesso em 02 JUN 2023
***
Foto de capa: reprodução do Twitter