É falso que alimentos citados em áudio estejam magnetizados e contaminados por grafeno

Publicado originalmente em Agência Lupa por Evelyn Fagundes. Para acessar, clique aqui.

Circula nas redes sociais um áudio em que uma pessoa não identificada cita dez produtos alimentícios e sugere que as pessoas parem de comprá-los, alegando que os itens foram magnetizados e contaminados por grafeno. As informações são falsas. 

O narrador afirma que o grafeno foi incluído na fórmula dos seguintes itens: margarina Qualy, iogurte Vigor, salsicha Frimesa, óleo Liza, cervejas Heineken e Stella Artois, refrigerante Coca-Cola, whiskies Red Label e Jack Daniels, além do suco Del Valle. 

Por WhatsApp, leitoressugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​ da Lupa:

Alguém lembra quando eu falei que eles iriam infectar os alimentos? Coisas que você não pode comprar mais […] Margarina Qualy, já está magnetizada com grafeno […] Iogurte Vigor […] Salsicha Frimesa […] Óleo Liza […]  Heineken […] Coca-cola […] Stella Artois […] Red Label […] Jack Daniels […] Suco Del Valle, já está magnetizado.

– Trechos da narração do áudio compartilhado nas redes sociais

Falso


Lupa contatou todas as dez empresas citadas no áudio enganoso. Em notas encaminhadas à reportagem, as produtoras VigorFrimesaBRF (detentora da marca Qualy), HeinekenAmbev (que abrange a Stella Artois), Coca-Cola (também produtora do suco Del Valle), Jack Daniels e Cargill (empresa que produz o óleo Liza) negaram que exista grafeno na fórmula dos produtos. 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em nota encaminhada à Lupa, informouque não é permitido o uso de grafeno em produtos alimentícios, assim como em embalagens e materiais que estejam em contato com os alimentos. 

A empresa que produz o whisky Red Label não retornou aos contatos feitos pela reportagem, no entanto, na lista de ingredientes que compõem o produto, não é possível identificar a presença de grafeno. 

Tampouco há na imprensa alguma reportagem ou notícia sobre a “magnetização de alimentos por grafeno”. 

O grafeno é um material que possui propriedades físicas para conduzir calor e eletricidade. É uma substância cristalina, composta por carbono e é considerada um dos elementos mais leves e finos para se fazer conduções elétricas. Não é a primeira vez que a Lupa verifica conteúdos desinformativos que incluem o grafeno como base de falsas alegações. Em março deste ano e em julho de 2021, publicações afirmavam que o material composto por carbono teria sido encontrado em imunizantes contra a Covid-19, o que foi desmentido.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google
Language »
Fonte
Contraste