Publicado originalmente em Agência Lupa por Gabriela Soares. Para acessar, clique aqui.
Publicações que circulam nas redes sociais afirmam que o jogador de futebol Cristiano Ronaldo teria enviado mensagem de apoio a crianças palestinas em vídeo. É falso.
Por meio do ?projeto de verificação de notícias?, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa?:
“Cristiano Ronaldo bersama [junto] Palestina”
– Texto em vídeo que circula nas redes
Falso
O vídeo é de 2016 e não tem relação com o atual conflito entre Israel e o Hamas. A mensagem do Cristiano Ronaldo foi direcionada a crianças da Síria, em vídeo publicado pelo perfil do jogador no X (antigo Twitter), em 23 de dezembro de 2016.
“Olá, essa mensagem é para as crianças da Síria. Nós sabemos que vocês estão sofrendo muito. Eu sou um jogador muito famoso, mas vocês são os grandes heróis. Não percam a esperança. O mundo está com vocês. Nós nos preocupamos com vocês. Eu estou com vocês”, disse o atacante no registro. Levantamentos produzidos pelo Unicef, fundo da ONU para a infância, apontavam as crianças como as principais vítimas da guerra na Síria.
Há 12 anos a Síria sofre com a guerra civil. O conflito iniciou em 2011, no contexto da chamada Primavera Árabe — movimento popular envolvendo países do Oriente Médio e do Norte da África por direitos civis e contra a corrupção —, após repressão violenta contra os protestos que ocorriam no país, desencadeando o conflito que dura até os dias atuais.
Nota: Este conteúdo faz parte do projeto Mídia e Democracia, produzido pela Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getulio Vargas (FGV ECMI) em parceria com Democracy Reporting International e a Lupa. A iniciativa é financiada pela União Europeia.