Mensagem de Cristiano Ronaldo, em vídeo, foi para crianças sírias, não palestinas

Publicado originalmente em Agência Lupa por Gabriela Soares. Para acessar, clique aqui.

Publicações que circulam nas redes sociais afirmam que o jogador de futebol Cristiano Ronaldo teria enviado mensagem de apoio a crianças palestinas em vídeo. É falso. 

Por meio do ?projeto de verificação de notícias?, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa?:

“Cristiano Ronaldo bersama [junto] Palestina”

– Texto em vídeo que circula nas redes

Falso

O vídeo é de 2016 e não tem relação com o atual conflito entre Israel e o Hamas. A mensagem do Cristiano Ronaldo foi direcionada a crianças da Síria, em vídeo publicado pelo perfil do jogador no X (antigo Twitter), em 23 de dezembro de 2016.

“Olá, essa mensagem é para as crianças da Síria. Nós sabemos que vocês estão sofrendo muito. Eu sou um jogador muito famoso, mas vocês são os grandes heróis. Não percam a esperança. O mundo está com vocês. Nós nos preocupamos com vocês. Eu estou com vocês”, disse o atacante no registro. Levantamentos produzidos pelo Unicef, fundo da ONU para a infância, apontavam as crianças como as principais vítimas da guerra na Síria. 

Há 12 anos a Síria sofre com a guerra civil. O conflito iniciou em 2011, no contexto da chamada Primavera Árabe — movimento popular envolvendo países do Oriente Médio e do Norte da África por direitos civis e contra a corrupção —, após repressão violenta contra os protestos que ocorriam no país, desencadeando o conflito que dura até os dias atuais.  

Nota: Este conteúdo faz parte do projeto Mídia e Democracia, produzido pela Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getulio Vargas (FGV ECMI) em parceria com Democracy Reporting International e a Lupa. A iniciativa é financiada pela União Europeia.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google
Language »
Fonte
Contraste