Livro A Seta do Tempo expõe os desafios da era digital, inteligência artificial e desinformação

Publicado originalmente em Associação Brasileira de Imprensa – ABI. Para acessar, clique aqui.

Os impactos das plataformas digitais e da inteligência artificial na disseminação da desinformação e dos discursos de ódio são o tema central do novo livro da jornalista e pesquisadora Ana Regina Rêgo. A Seta do Tempo: Plataformas, Inteligência Artificial e Desinformação, lançado pela editora Mauad X, combina reflexão filosófica e os resultados de inúmeras pesquisas para analisar as recentes transformações que tornaram, por exemplo, a desinformação um dos produtos mais lucrativos da atualidade.

“Tenho medo do futuro como qualquer jornalista ou cidadã comum que se vê atravessada pelos fenômenos digitais, políticos e sociais de um tempo que, tanto quanto outros do passado, se apresenta sombrio”, escreve Ana Regina Rêgo na obra.

Segundo a autora, esse sentimento está relacionado ao “ambiente em que tem se desenvolvido nas duas últimas décadas e se potencializado como um câncer social, a saber: a vida virtual nas plataformas digitais e aplicativos de mensagem”. Um ambiente no qual informações falsas circulam em larga escala, alimentam negacionismos históricos, abalam democracias e impactam a vida cotidiana.

“Magnífica promessa de uma comunicação livre, gratuita, universal, plataformas digitais e redes sociais se tornaram o mais poderoso instrumento de difusão da desinformação e dos discursos de ódio”, escreveu Roger Chartier, professor emérito no Collège de France e professor visitante na Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, no posfácio do livro.

Para Chartier, embora haja razões legítimas para temer o futuro, o livro também oferece motivos para não ceder ao desespero. Afinal, pesquisas mostram que, além de o público estar preocupado com a desinformação, há também uma crescente resistência às fake news.

Avaliação semelhante é feita pela jornalista Marialva Barbosa, professora titular da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ), que resume, no prefácio do livro A Seta do Tempo, a obra da seguinte forma: “Um painel histórico sobre o presente em que nos movemos, diante de incertezas e desesperanças, mas que aponta saídas possíveis para um mundo governado por modelos, modos e presenças tecnológicas que interferem nas direções da vida e nas expectativas de futuros possíveis”.

Sobre a autora

Ana Regina Rêgo é professora do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Doutora em Processos Comunicacionais pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), com estágio de doutorado na Universidad Autónoma de Barcelona. Criou e coordena a Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD Brasil). Publicou cerca de 15 livros, dentre eles, destaca-se A construção intencional da ignorância: o mercado das informações falsas (Mauad X, 2020), escrito em parceria com Marialva Barbosa.

Ficha técnica do livro

• Título: A Seta do Tempo

• Subtítulo: Plataformas, Inteligência Artificial e Desinformação

• Autora: Ana Regina Rêgo

• Editora: Mauad X

• Preço: R$ 69,90

Compartilhe:

Os comentários estão desativados.

Language »