Publicado originalmente em ABPEducom. Para acessar, clique aqui.
Entre os dias 13 e 15 de junho acontece, de forma remota, o Intercom Sul 2024, congresso regional promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Dentre os Grupos de Trabalho (GT), espaços dedicados à aglutinação de trabalhos científicos, destaca-se o “Desafios e interfaces da Educomunicação”, apoiado pelo Núcleo Sul da ABPEducom. Em 2024, os cinco Congressos Regionais da organização terão suas programações fundamentadas no denominado “tripé de sustentação do ensino superior”, sendo esse composto pela Pesquisa, o Ensino e a Extensão. O evento aceita submissões de Trabalho até o dia 2 de maio.
O GT “Desafios e interfaces da Educomunicação”, é coordenado pela associada da ABPEducom Cláudia Herte de Moraes e pela pesquisadora Janaina Gomes, e propõe a acolhida de pesquisas relacionadas à práxis educomunicativa e seus aspectos teóricos, com múltiplas abordagens ligadas ao desenvolvimento da comunicação por meio de variados tipos de mídias e linguagens, especialmente na interface com ambientes educativos, sejam eles formais, informais ou não-formais. “A ideia quando propusemos o GT focado na Educomunicação neste importante espaço, foi justamente de gerar mais visibilidade para o campo, de integrar os projetos, pesquisas e ações educomunicativas de forma mais efetiva. No GT, portanto, vamos discutir como estamos atuando na Educomunicação, e esperamos ter uma grande diversidade de trabalhos, de profissionais e pesquisadores”, destacou Moraes. De tal modo, interessa ao Grupo de Trabalho projetos de várias áreas, tais como: educação para as mídias, pedagogia e gestão da comunicação, mediações tecnológicas e educomunicativas, produção midiática na educação, educação e arte e outras interações.
Em virtude da greve de técnicos administrativos e de docentes do campus Frederico Westphalen da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que sediaria o evento, a comissão responsável pela organização regional do Intercom Sul decidiu não mais promover o evento presencialmente. De tal forma, e em razão da impossibilidade de realizar o evento em outra universidade, a organização do Intercom Sul foi assumida pela Diretoria Executiva, que optou pela realização do congresso no formato remoto, o que também possibilita a participação de pesquisadores de diferentes regiões do Brasil.
Pesquisadores de qualquer nível de formação podem submeter resumos expandidos aos grupos de trabalho, desde que estejam devidamente inscritos no congresso. A submissão dos trabalhos deve ser realizada por meio do sistema de eventos da Intercom, e o arquivo contendo o modelo padrão para a submissão dos trabalhos, assim como demais informações sobre o evento e suas inscrições, podem ser consultados por meio da página de chamada de trabalhos do Portal Intercom.