Instituto Devir Educom lança novos cursos no Encontro USP-Escola de 2021

Publicado originalmente em Instituto Devir Educom. Para acessar, clique aqui.

Depois de apresentar o projeto Memórias em Rede na edição de janeiro deste ano do Encontro USP Escola, agora o Instituto Devir Educom estará presente ministrando três oficinas e uma palestra no evento de 2021. Voltado a professores do ensino básico e de organizações ligadas à educação, ele acontece na terceira semana de janeiro e, pela segunda vez, será totalmente online.

O USP Escola é um programa gratuito de formação continuada, que oferece um rico aprendizado e uma troca importante de experiência que respondem a demandas e necessidades da escola moderna, em formatos de cursos, palestras, oficinas e debates. Para se ter ideia da expressividade do evento, os encontros, que acontecem durante toda a semana com atividades manhã, tarde e noite, contemplam 25 cursos por edição, em média, reunindo cerca de 1.300 professores de todo o Brasil.

O Instituto Devir Educom participará de 18 a 21 de janeiro, das 13h30 às 15h30, e levará para o evento três oficinas denominadas ‘Escola Conectada’, sempre das 13h30 às 15h30, com as seguintes temáticas: Histórias de Vida – O uso do objeto Autobiográfico, dia 18; Objetos e Afetos – a significação dos valores, dia 19; e Semiótica das cores – a escola e seus tons, dia 20. E ainda a palestra Jornalismo no Currículo Escolar – Contribuições para a contextualização das disciplinas sob o olhar da BNCC, dia 21, no mesmo horário.

As inscrições devem ser realizadas diretamente no site da Apep, onde consta toda a programação do Encontro, bem como o regulamento.

O USP ESCOLA

O USP Escola acontece duas vezes por ano, em janeiro e julho, sempre no período de férias escolares, para estimular o professor a recomeçar suas atividades já com novas ideias em seu portfólio. Antes da pandemia, os participantes se reuniam presencialmente em unidades da Universidade de São Paulo. A partir de julho de 2020, as atividades passaram a ser a distância.

Tudo começou quando, em 2007, o Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP) decidiu abraçar a ideia elaborada pela Comissão de Cultura e Extensão (CCEx) com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da universidade. O objetivo inicial era reunir alunos de Licenciatura em Física, professores das rede pública e do IFUSP para discussão, reflexão e debate de temas na contemporaneidade. O resultado foi tão positivo que, em 2011, recebeu o nome oficial de Encontro USP-Escola e passou a contar com a participação das diversas faculdades que compõem a USP e com grande variedade de temas. Depois, teve parcerias de outras instituições universitárias, por meio de professores palestrantes, como Unesp, Unifesp, Unicamp, para citar algumas, transformando-se no Encontro USP-Escola.

Em 2016, por conta da união entre docentes nos encontros e da necessidade de uma maior representação da categoria, foi criada a Associação dos Professores da Escola Pública (Apep), inspirada em instituições como a National Education Association dos Estados Unidos e a Association for Sciense Education, do Reino Unido, segundo o Jornal da USP, de janeiro de 2020. Com isso, a gestão do Encontro USP-Escola passa, a partir de 2018, para a Apep.

SERVIÇO:

Oficinas e palestra do Instituto Devir Educom no Encontro USP Escola 2021:

Dia 18/01 – 1ª oficina – Histórias de Vida, O uso do objeto Autobiográfico

Dia 19/01 – 2ª oficina – Objetos e Afetos – a significação dos valores

Dia 20/01 – 3ª oficina – Semiótica das cores – a escola e seus tons

Dia 21/01 – Palestra – Jornalismo no Currículo Escolar – Contribuições para a contextualização das disciplinas sob o olhar da BNCC

Caso você já tenha as informações do evento e conheça o regulamento, faça aqui sua inscrição.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste