Imagens de mulheres trans são usadas para confundir com atirador que matou 21 pessoas nos EUA

Publicado originalmente em Coar Notícias. Para acessar, clique aqui.

Sam Palacios, tem 20 anos e mora na Géorgia, Estados Unidos. Em poucos dias, as imagens da mulher trans viralizaram e foram utilizadas por grupos da extrema-direita (conservadora) para confundir com a do atirador da escola primária Robb Elementary School, em Uvalde, no Texas, Salvador Ramos, de 18 anos, responsável por matar 19 crianças e dois professores. As imagens de Sam usando saia foram compartilhadas como tendências no Twitter e em plataformas de direita como Gab para manipular a opinião pública. Os perfis de direita alegam erroneamente, mais uma vez, que a “implantação da ideologia de gênero nas escolas” é responsável por incentivar atos terroristas no mundo.

Em um dos textos desinformativos compartilhados com a imagem de Sam nesses perfis diz: “Taí a ‘menine’ autor do massacre ontem em escola nos EUA. Ideologia implantada numa mente fraca e deturpada”. É perceptível que o termo “menine” foi utilizado com o tom de deboche para a linguagem neutra – não binária. Outro ponto desinformativo é que informam que o atirador teria matado apenas 14 crianças e uma professora. Na verdade, Salvador Ramos, assassinou 19 crianças e dois professores.

Durante meses, Sam compartilhou fotos de si mesma para amigos LGBTQ+ no Reddit. Sem o conhecimento de Sam, essas fotos foram usadas para difamá-la. Além de Sam, Sabrina (que não quis identificar seu nome em reportagem de Matt Binder) que também teve suas imagens utilizadas indevidamente para confundir com a de atirador do Texas.

Sam Palacios (Foto/Reprodução: Instagram). “Mas eu não moro no Texas,” Sam respondeu ao primeiro comentário que foi deixado sobre o tiroteio. 
“Ele está morto, como poderia ser eu [?]”

O primeiro passo da checagem das imagens da COAR foi a busca reversa. Em seguida, encontrar os perfis das mulheres trans que tiveram suas imagens expostas, indevidamente, em posts de perfis da extrema-direita que incitam ataques contra pessoas LGBTQ+, além de manipularem a opinião pública. Sam, em seu perfil no Instagram, publicou uma imagem no dia 25 de maio, ressaltando que está viva e não é o atirador Salvador Ramos, que inclusive foi morto no dia do ataque à escola.

No Brasil, perfis extremistas compartilharam as imagens em vários canais, como WhatsApp, Twitter e Facebook.

A COAR ressalta que ao receber uma mensagem duvidosa, desconfie e não forneça seus dados antes de ter certeza de que é verdadeira. Qualquer dúvida nos contate pelo contato ou nosso email coarnews@gmail.com ou mesmo pelo Instagram (@coarnoticias).

Matéria escrita por Marta Alencar

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste