Publicado originalmente em Coletivo Bereia por Luís Henrique Vieira. Para acessar, clique aqui.
Na semana em que o Brasil assistiu a morte de 23 pessoas na Vila Cruzeiro, no Rio de Janeiro, e a morte de Genivaldo de Jesus Santos, asfixiado na ação violenta da Polícia Rodoviária Federal em Sergipe, circula nas mídias sociais a notícia que a igreja evangélica Povo da Cruz sortearia, dentre outros objetos, uma espingarda calibre 12 para custear a reforma do novo espaço da comunidade.
Após a repercussão, o pastor da igreja Dinho Souza postou um comunicado por meio das redes sociais da igreja e afirmou que “a venda dessa arma será para investir no ministério infantil de nossa igreja”. No vídeo ele descreve como “escopeta calibre 12”.
Bereia classifica como verdadeira a informação de que a igreja Povo da Cruz está sorteando uma arma para custear a reforma do templo. Segundo o pastor, o uso da arma vai se destinar ao uso e defesa do “cidadão de bem”. O líder da igreja, no entanto, não explicou como será verificada a idoneidade do futuro ganhador. No fim do vídeo, convida a todos os interessados no prêmio para participar do sorteio.
Referências de checagem:
G1.
https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2022/05/26/mortos-na-operacao-da-vila-cruzeiro.ghtml. Acesso em: 27 mai 2022.
Instagram. https://www.instagram.com/reel/CeCoW3ll0TO/ Acesso em: 27 mai 2022.
Foto de capa: reprodução de internet