Garis em Teresina passaram mal após comerem lanche contaminado?

Publicado originalmente em Coar Notícias. Para acessar, clique aqui.

Por Marta Alencar

Etiqueta: SE FAZ (Mentira)

Um vídeo sem qualquer identificação, circula em grupos no WhatsApp de Teresina, informando que profissionais da limpeza do Consórcio Teresina Ambiental (CTA), estariam em um hospital sob cuidados médicos após passarem mal por terem ingerido um lanche contaminado, que supostamente teria sido entregue por algumas pessoas, que estavam em um carro e que pararam o veículo e deram biscoitos e refrigerantes aos agentes de limpeza. A COAR checou o áudio, as imagens e todos os detalhes no vídeo.

O primeiro ponto foi checar o áudio do autor – sem identificação – no vídeo. No conteúdo, o autor diz o seguinte:

Um grupo de garis, prestadores de serviços da Prefeitura, trabalhando na AV. Centenário, de repetente parou um carro, com pessoas sorridentes, que os disseram: “Olha temos essa merenda pra vocês, que estão trabalhando aí.”. Todos tomaram, menos um rapaz. Depois de dez minutos todos que lancharam passaram mal e foram levados de ambulância e pararam onde estão.

O autor do áudio não se identifica, não informa quantos funcionários passaram mal e não registra qual hospital ou estabelecimento de saúde, os trabalhadores da CTA estariam. O que demonstra claramente a falta de precisão nas informações e dados sobre o caso. Convém informar que a programação de limpeza pública na capital piauiense é elaborada pela Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) de cada zona, executada pelo Consórcio Teresina Ambiental (CTA) e coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH).

O segundo ponto foi averiguar as imagens. A COAR fez um comparativo do fardamento dos profissionais exibidos no vídeo com o dos profissionais que atuam na CTA de Teresina. A COAR conseguiu constatar que as imagens não correspondem aos fardamentos dos profissionais da capital piauiense, que geralmente, usam trajes com cores verde ou azul.

Imagem publicada no dia 12 de setembro de 2022. Foto/Reprodução Prefeitura de Teresina

O terceiro ponto conferido e averiguado pela COAR é sobre os profissionais que estão no vídeo: são de onde? O vídeo é antigo? Ou atual? O porquê dessas pessoas estarem em um estabelecimento de saúde? E o que de fato ocorreu?

O Metrópoles, site sediado em Brasília, chegou a publicar um vídeo no TikTok nesta segunda-feira (26), onde exibe os profissionais passando mal. Na legenda: “Garis passam mal após comer lanche em #Belém e preocupam moradores. Vídeos mostrando os agentes de limpeza com mal estar e recebendo atendimento numa unidade de saúde circularam nas redes sociais #TikTokNotícias“. O vídeo na rede social do Metrópoles, que postado há cinco horas, já conta com mais de 185 mil visualizações.

A partir de então, a COAR foi analisar notícias sobre o caso em Belém. Conforme informações levantadas, o caso ocorreu de fato em Belém. E foi confirmado pela assessoria da Prefeitura Municipal de Belém, que nos enviou a seguinte nota:

Conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), 15 agentes de limpeza urbana foram atendidos no último sábado, 24, por volta das 11h30, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Icoaraci. Os trabalhadores apresentavam quadro de ânsia de vômito e dor abdominal. Eles foram atendidos rapidamente, medicados e não houve nenhum caso grave que necessitasse de internação. Após a medicação, os trabalhadores foram liberados. Com base informações e procedências da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), a Prefeitura está apurando a procedência dos alimentos doados e recebidos de forma voluntária pelos agentes.

Profissionais de limpeza de Belém usam um fardamento em tom alaranjado. Foto: Agência Belém

Referências da COAR:

Agência Belém

Metrópoles

A COAR ressalta que ao receber uma mensagem duvidosa, desconfie e não forneça seus dados antes de ter certeza de que é verdadeira. Qualquer dúvida nos contate pelo WhatsApp, Telegram ou pelo nosso e-mail coarnews@gmail.com ou mesmo pelo Instagram (@coarnoticias).

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste