Foto de projeção em prédio de Nova York pedindo a prisão de Lula é montagem

Publicado originalmente em Agência Lupa por Catiane Pereira. Para acessar, clique aqui.

Circula pelas redes sociais uma imagem que mostra o Chrysler Building, em Nova York, com uma projeção que diz “The world needs Lula in jail” — “O mundo precisa de Lula na cadeia”, em tradução para o português. A legenda que acompanha as imagens sugere que a projeção é recente e foi realizada contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso.

Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

Em New York City, no prédio da Chrysler, um dos mais altos da capital do mundo, para todo mundo ver, em letras gigantes: O MUNDO PRECISA DE LULA NA CADEIA !!

– Legenda de imagem que circula pelo WhatsApp

Falso

Trata-se de uma montagem. A gravação original mostra somente a frase “The world needs Lula”, projetada no Chrysler Building, em Nova York. Além disso, a projeção é antiga e foi realizada em 28 de outubro de 2022, às vésperas do segundo turno das eleições daquele ano. A gravação, portanto, não tem relação com a atual gestão do presidente Lula, tampouco foi realizada contra Lula.

O mesmo conteúdo, sem manipulações na imagem, já foi usado em outra peça desinformativa desmentida pela Lupa, em setembro de 2023. No texto, foi verificado que uma das primeiras publicações da cena foi realizada no perfil da organização ClimaInfo, no dia 29 de outubro de 2022, no X (antigo Twitter).

Na publicação, é possível observar que a frase projetada no edifício dizia somente “The world needs Lula”. À época, o ClimaInfo informou ao Estadão Verifica que a ação havia sido realizada por ativistas brasileiros, norte-americanos e ingleses no dia 28 de outubro de 2022 durante cerca de meia hora

Procurada pela Lupa, a instituição disse que as informações continuam sendo as mesmas que foram divulgadas naquela ocasião.

Conteúdo semelhante foi verificado por AFPEstadão VerificaUOL Confere e Reuters

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google
Language »
Fonte
Contraste