Publicado em Observatório da Comunicação Pública – OBCOMP. Para acessar, clique aqui.
A Casa de Oswaldo Cruz (COC), vinculada à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), está com o projeto “Arquivos da Pandemia: memórias da comunidade Fiocruz” já disponível. O acervo digital do projeto consiste em informações sobre a pandemia de Covid-19 e os desafios e alterações que ela trouxe para a vida das pessoas. São textos, desenhos, fotografias e vídeos com vivências de estudantes e profissionais da Fiocruz sobre aspectos relacionados à doença.
O acervo disponível consiste em quase mil arquivos digitais e mais de 200 registros que retratam a vivência de participantes do projeto, que inclui também pessoas que moram nos locais em que a Fundação Oswaldo Cruz atua. O acervo continua aberto para receber contribuições até 30 de agosto de 2022, através de formulário online. O material ficará disponível de forma permanente a partir da preservação pelo Departamento de Arquivo e Documentação da Casa de Oswaldo Cruz.
Diferentes temas estão contemplados no projeto da Fundação Oswaldo Cruz, assim como os diversos momentos da pandemia de Covid-19. São relatos que envolvem as medidas de isolamento, a chegada das vacinas e as experiências vividas durante o período que compreende a pandemia na perspectiva individual. O projeto também é um espaço de lembranças das vítimas da Covid-19 e de homenagens a quem trabalhou no combate à doença.
O projeto “Arquivos da Pandemia” assimila iniciativas anteriores desenvolvidas no âmbito da Fiocruz, como a coleção #HistóriasdaQuarentena. A organização do “Arquivos da Pandemia” está a cargo do Serviço de Gestão de Pessoas da Casa de Oswaldo Cruz, que coletou depoimentos de profissionais da unidade acerca das condições do isolamento social.
Com informações da Fiocruz